Habilidades e competências

10 habilidades do futuro essenciais para se manter no mercado de trabalho

Cadastre-se

E receba conteúdos exclusivos!


Já não é mais segredo: o sucesso está reservado para quem busca desenvolver habilidades do futuro. Quer descobrir quais são elas? A codeBuddy te ajuda!

Com a ascensão da tecnologia, mudanças de todos os tipos começaram a acelerar nossa sociedade. O que antigamente parecia um sonho futurista, hoje já é realidade.

Justamente pelo ritmo de inovações que mudam a paisagem do mercado de trabalho, é possível prever algumas tendências que podem ajudar quem quer se preparar e garantir o sucesso familiar e profissional.

Para facilitar a sua navegação pelas habilidades mais importantes que serão requisitadas, adiantamos o trabalho para você, selecionando as 10 competências mais importantes para preparar-se para o mercado de trabalho do futuro. Vamos conferir?

inovação no mercado de trabalho do futuro
  • Save

1 – Capacidade de adaptação

Essa competência é um efeito direto do ritmo acelerado de inovações tecnológicas. O mundo das startups — empresas novatas capazes de criar saídas inovadoras para necessidades sociais — é um sinal desses novos tempos.

Quando o mundo muda, precisamos descobrir novas formas de existir. Assim ocorreu com a indústria audiovisual quando surgiu a internet. Os serviços de streaming — como Netflix e Spotify — são respostas de uma indústria que foi capaz de se adaptar aos novos tempos.

O segredo é sempre ficar ligado ao que está acontecendo, utilizando as ferramentas do mundo moderno em nosso favor. Juramos: não é tão difícil quanto parece.

boa comunicação é uma das habilidades do futuro
  • Save

2 – Boa comunicação

A inteligência artificial promete ser uma das inovações com maior efeito no mundo do trabalho: atividades tradicionalmente executadas por pessoas serão automatizadas.

A ironia é que esse processo acaba por valorizar qualidades que são especialidades humanas. Nos últimos anos, observamos o crescimento e a inovação de áreas como marketing, criação de conteúdo, design e até mesmo setores artísticos como música, filmes, séries e espetáculos.

Pessoas criativas farão a diferença nessa realidade e ficar para trás não é uma opção para ninguém. Criatividade é a palavra-chave para solução de problemas, afinal de contas.

a lógica como uma das habilidades do futuro
  • Save

3 – Resolução de problemas

Falando nisso, está aí uma habilidade que será importantíssima no futuro e que já começa a demonstrar sinais de força hoje. Já parou para pensar na sua capacidade de resolver problemas? Dica: observe a simplicidade das soluções que seu filho, ou filha, propõe.

E precisamos falar de novo das startups. Elas são o símbolo da solução inovadora para um problema tradicional e a mentalidade que elas propagam é carro-chefe do mundo em que vivemos — especialmente quando nos referimos ao empreendedorismo.

Curiosamente, porém não surpreendente, essa habilidade do futuro pode ser trabalhada de maneiras indiretas como em jogos, ensino de programação de computadores e outras atividades ligadas ao desenvolvimento da lógica.

cérebro ou sentimento? ambos
  • Save

4 – Inteligência emocional

Termo criado por Daniel Goleman, não é segredo para ninguém que o mundo contemporâneo pode ser um tanto estressante e saber lidar com ele é um baita diferencial.

Afinal, o excesso de informação, a sensação de conectividade constante e as pressões sociais tornam problemas como a ansiedade o “mal do século”. Desenvolver a inteligência emocional é, portanto, aplicar a capacidade de inovar na própria vida, cuidando da saúde mental por meio da resiliência.

Importante na vida pessoal, essa é uma das habilidades do futuro mais importantes da vida profissional. Já sabemos que as carreiras do futuro podem ser extremamente recompensadoras e gerar grandes frutos, o que naturalmente vem acompanhado de muita exigência.

Exercícios físicos, meditação e dietas equilibradas serão essenciais nessa preocupação com o nosso bem-estar frente às adversidades.

a boa escrita é habilidade imprescindível para o futuro
  • Save

5 – Boa escrita

A inteligência artificial já consegue responder mensagens, atender clientes e preencher formulários. É aquele robô que te atende antes de passar para um funcionário de um banco e, às vezes, até resolve o seu problema sem que você precise falar muito.

Isso não significa a morte dos textos acadêmicos, artigos de jornal, blogs ou romances best-seller estrelando a lista do The New York Times. Nada se compara ao ser humano. Por isso mesmo, sua capacidade será extremamente valorizada.

Mas quem pensa que a boa escrita é válida apenas para o mundo do entretenimento ou da informação, calma lá: essa habilidade será imprescindível nas empresas.

Você sabia que hoje o maior problema dentro de um projeto é justamente a comunicação? É por causa da sua precariedade que informações não são repassadas de forma completa e ideias não são bem-sucedidas.

A boa escrita de e-mails, documentos, atas e memorandos é essencial para esse novo cenário.

robôs como soluções para o futuro
  • Save

6 – Especialização tecnológica

A tecnologia será a grande imperatriz do futuro e promete mudar a paisagem dos trabalhos. Todos eles. Nem por isso nos livramos do que precisa ser criado, mantido e trabalhado por pessoas.

Vemos, hoje, um grande déficit de profissionais em empresas que buscam mão de obra qualificada para trabalhar em setores de tecnologia da informação.

Linguagens de programação (como CSS, HTML, PHP e Javascript) estão em constante evolução, tornando mais difícil a formação de profissionais que conheçam front e back end com competência para lidar com os mais diversos tipos de sistema.

Você considera seu filho capaz de se adaptar? Pois isso fará total diferença no dia a dia profissional dele.

robótica para crianças e adolescentes
  • Save

7 – Conhecimentos de robótica

Robôs já são uma tendência gigantesca, algo previsto por grandes escritores da ficção científica que, como sabemos, na maioria das vezes vinham de áreas como a física, matemática, medicina ou direito. Jamais esqueceremos do sucesso estrondoso de Eu, Robô livro escrito por Isaac Asimov e publicado pela primeira vez nos anos 1950.

Sabemos que o processo para isso começou há décadas, desde que os primeiros sistemas automatizados foram inseridos em grandes indústrias de automóveis e eletrônicos. Um movimento conhecidíssimo dessa época é o fordismo, sistema de produção em massa.

A surpresa é que o futuro promete uma expansão grandiosa de automações em nosso dia-a-dia. Sabe aquele robozinho que limpa o chão sem você precisar fazer nada além de recarregá-lo? Ele é apenas o começo. O futuro tem nome e é machine learning.

E claro que nem tudo é pressão, vale lembrar um pouco do filme Gigantes de Aço, que mostra como a construção de robôs pode ser extremamente gratificante e divertido.

robótica no mercado de trabalho
  • Save

8 – Prática deliberada

Como vimos, o futuro pretende agitar e acelerar a necessidade de aprendizado e otimização dos humanos. A boa notícia é que técnicas que ajudam o aprendizado estão mais avançadas e disponíveis para todos.

O EAD nunca foi tão acessível e feito com qualidade quanto hoje, e o futuro promete ser boa parte dele. Economia de tempo, dinheiro e a organização própria de cada rotina nos permite dar passos mais largos.

E é por isso que a prática deliberada é uma maneira inteligente de aprender uma nova habilidade. A ideia é focar totalmente no que se está aprendendo e prestar atenção — especialmente — aos erros e dificuldades.

Essa prática se baseia em três principais aspectos: concentração (foco!), busca por ajuda (juntos somos mais fortes) e determinação (alô resiliência!).

liderança é uma das habilidades do futuro
  • Save

9 – Liderança

Uma pessoa com a habilidade da liderança não é apenas uma conhecedora da área e uma boa comunicadora. A liderança exige uma capacidade muito importante: a visão do todo.

Um bom líder é como um maestro em relação à orquestra. Seja ele homem ou mulher, é quem dita o ritmo, organiza e cuida para que todas as peças funcionem em harmonia. A liderança não só evita problemas, como resolve qualquer situação que aparecer sem perder a linha.

Ao contrário do que possa inicialmente parecer, a liderança não deve ser pensada apenas em cargos mais altos. No futuro, ser líder é ter a visão do todo, e ter a visão do todo é estar sempre um passo à frente.

Mais uma vez, os recursos humanos se mostram essenciais para a dinâmica das organizações.

Foco e concentração não são habilidades robóticas
  • Save

10 – Foco e concentração

Falamos brevemente sobre ambos acima, mas, convenhamos: vivemos em um mundo saturado de informação. Uma das nossas maiores dificuldades é nos concentrar em uma coisa só, lutando contra o impulso de checar as redes sociais ou conversar por um chat.

Mais do que uma questão de comportamento, essa dispersão prejudica a capacidade de uma pessoa fazer uma coisa de cada vez, o que diminui a produtividade e a qualidade do que está sendo entregue.

Treine essa competência lendo um bom livro, como os que citamos aqui, e estimule seu filho ou filha a fazer o mesmo! 30 minutos de leitura por dia podem aumentar sua capacidade de foco e sua criatividade, e ainda te deixar mais culto!

Quer saber mais sobre o futuro tecnológico? Assine nossa newsletter e nunca perca uma novidade!


Banner Mulheres na Tecnologia
  • Save