Programação para crianças

4 superpoderes que já existem no mundo real

Cadastre-se

E receba conteúdos exclusivos!


Fãs de HQ, as famosas histórias em quadrinhos, não se desesperem. Parece que o futuro de vestir uma roupa e adquirir superpoderes não está tão distante assim, afinal.

Voar como o Superman (e sem ser de avião), escalar paredes como o Homem-Aranha, controlar o tempo como o Dr. Estranho e até defender as pessoas com uma armadura tão forte quanto ferro. Tentador, não?

Verdade seja dita, nem todos esses superpoderes estão ao nosso alcance. Entretanto, devido aos avanços da tecnologia, quatro deles já fazem parte do cotidiano dos estudiosos — e existem!

1. A armadura do Homem de Ferro

superpoderes do homem de ferro
  • Save
arte por Tomas/Tom-Cii em deviantART

Especialmente após Endgame, o Homem de Ferro é um dos heróis criados por Stan Lee (long live the master) e Larry Lieber mais aclamados de todos os tempos.

Gênio milionário, Tony Stark saca tudo de engenharia da automação e criou uma armadura capaz de salvar sua própria vida e lhe dar poderes como uma força extraordinária e a capacidade de voar.

Sua versão no mundo real é bem menos destrutiva — ainda bem! —, mas igualmente incrível. Foi criada no Japão e tem uma função honrosa: dar maior liberdade de movimento para pessoas com limitações motoras.

  • Save

Chamado de Hal-5, o exoesqueleto foi projetado tanto para portadores de paralisia quanto para idosos.

Tamanha construção exige um valor tão significativo quanto: as baterias que alimentam a armadura custam de 14 à 19 mil dólares. Quem sabe o futuro não barateia e torna essa armadura mais acessível, não é?

2. A telecinese de Jean Grey

  • Save
arte por Stanley Lau em deviantART

Mover as coisas com a mente sempre foi tentador. A mutante Jean Grey volta para os cinemas em uma versão mais sombria em 2019 e é inesquecível no universo dos X-Men.

Controlar coisas (e até pessoas) soa absurdo e perigoso hoje, mas e se isso puder ajudar outras pessoas? O objetivo aqui não é alcançar o controle remoto que ficou do outro lado do sofá, mas ajudar pessoas tetraplégicas a moverem o que não podem.

  • Save

Apresento-lhes o Brainsgate!

A partir de uma prótese neuromotora, ele conecta o cérebro da pessoa a um computador cujo pedestal contém a prótese mecânica. É por meio dos pensamentos, no caso chamados formalmente de impulsos nervosos, que a pessoa controla a prótese.

A vantagem? Ações comuns do cotidiano, como comer e beber água, tornam-se possíveis a quem antes não conseguia mais ter essa independência.

3. A escalada do Homem-Aranha

  • Save
arte por Charles Logan em deviantART

Todos conhecem a história de Peter Parker (ou a de Miles Morales, depois do filme Homem-Aranha no Aranhaverso), o jovem comum e até sem graça até ser picado por uma aranha geneticamente modificada.

Desde então, o adolescente dispensou os óculos, adquiriu uma força absurda e, imagine só, consegue escalar paredes sem nenhum problema. Suas habilidades foram usadas para o bem: salvar os moradores da sua cidade.

A ideia de brilhar os olhos fez com que a empresa americana BAE Systems desenvolvesse um superadesivo chamado Synthetic Gecko, capaz de suportar o peso de uma pessoa.

Tudo bem que o motivo exato para a sua criação ainda não está 100% claro, mas, convenhamos, seria inusitado subir paredes, não é?

4. Os hologramas do Homem de Ferro

  • Save
arte por Evixi em deviantART

Começamos com ele e terminaremos com ele: Tony Stark. Jarvis, você está online? [Jarvis: Sim] Então conta sobre essa super tecnologia!

Brincadeiras à parte, a Microsoft anunciou lá em 2015 a criação do HoloLens, um computador quase ninja, totalmente capaz de permitir a interação com diversos hologramas.

Ele, é claro, pode ser usado para entretenimento. Aposto que já ouviu falar dessa tendência de reviver antigos astros do rock em shows totalmente programados por um computador e expostos em arenas por meio de um holograma.

Todavia, ele também pode ser usado na educação. E se encaixa totalmente no novo método de ensino que tem se expandido ao redor do mundo.

Cada vez mais a tecnologia nos surpreende e nos aproxima daquilo que sempre desejamos! Ela tem transformado vidas e tornado sonhos em realidades.

Por isso é tão importante ensinar para as crianças desde cedo a lidar e criar novas tecnologias, afinal, quem não quer ser o próximo Homem ou Mulher de Ferro?

E você, qual superpoder gostaria que fosse transformado em realidade? Conta aí pra gente!