Jogos

5 apps de jogos para filhos que não saem do celular

Cadastre-se

E receba conteúdos exclusivos!


Seu filho ou filha não largam o celular?  É fato do nosso mundo contemporâneo: as crianças amam seus gadgets, e os apps de jogos não ficam de fora da lista de favoritos!

Esse movimento é até esperado, né? Um celular ou tablet pode conter tudo o que as crianças sempre sonharam — jogos, brincadeiras, vídeos e maneiras diversas de se comunicar. Para quem está apenas começando a descobrir um mundo, o celular é uma baita aventura!

As informações, cores e sons de fato influenciam os pequenos a ficarem mais tempo de olho nas telas. Tendência que não passa desapercebida por produtores de conteúdo, explicando a enorme quantidade de apps, jogos e vídeos produzidos para o público infanto-juvenil.

Você pode se perguntar: esse mundo é seguro? Segundo pesquisas recentes, 95% dos apps e jogos para crianças se utilizavam de algum tipo de propaganda para engajar usuários em compras dentro ou fora dos apps.

De fato, ao baixar um jogo ou app no Google Play ou Apple Store você encontrará uma indicação de idade mínima e avisos informando se o produto mostra ou não propagandas. Sendo assim, este é por si só um ótimo instrumento para pais verificarem e monitorarem as atividades digitais do filho.

Mais que se posicionarem como donos da razão, eles precisam participar da vida digital de seus filhos, para que eles aprendam os limites e a melhor forma de se divertirem de maneira saudável! Literalmente empurrar o mal para o lado ao promover o bem.

A codeBuddy acredita que a tecnologia pode ser uma grande aliada na educação e, para ajudar nesse processo, separamos alguns apps de jogos que são amados pelas crianças. Ah, eles ainda ajudam no seu desenvolvimento lógico. Confere aqui!

  • Save

1 – Talking Tom

Se seu filho ou filha se liga no que está pegando entre as crianças por aí, é possível que conheça – e muito bem – o Tom, um gatinho virtual que está fazendo muito sucesso pelo mundo todo e, além disso, ajudando crianças a melhorarem suas habilidades de fala e comunicação.

Ele funciona assim: o app grava o que a criança fala e depois repete a mesma frase com vozes alteradas, fazendo os pequenos rirem muito. Essa característica interativa pode ser muito positiva para crianças pequenas, que ainda estão aprendendo a falar.

Além disso, o Tom funciona como um dos tradicionais bichinhos virtuais que fizeram sucesso nos anos 90: a criança deve cuidar de seu bem-estar, dar comida, levá-lo ao banheiro e brincar com ele por meio de um mini-jogo.

Essas interações fazem com que o uso do app possa engajar a criança em atividades que envolvam cuidado e responsabilidade.

Plataformas disponíveis: Android; iOS

  • Save

2 – Minecraft

O Minecraft não é novidade aqui no blog, já falamos dos benefícios e do apelo que esse jogo tem para as crianças. Mas quando uma plataforma de blocos digitais consegue fazer 10 anos de idade e ainda estar totalmente atual, é preciso fazer uma ressalva!

O Minecraft é um verdadeiro playground educacional por um motivo simples: o jogador é livre para criar, para se comunicar e produzir um verdadeiro mundo.

Espécie de evolução 2.0 dos famosos blocos de construção LEGO, o Minecraft conta com a expansão infinita do mundo digital para entregar uma sensação de liberdade total para os(as) jogadores(as).

Uma criança pode construir uma cidade do 0, de acordo com suas preferências e vontades. Ruas, prédios, castelos, arquiteturas futuristas ou medievais, tanto faz. Um mundo pode ser criado a partir de simples blocos. Depois disso, o usuário pode inserir habitantes nesse espaço e o jogo se torna uma questão de estratégia, interatividade e, em certo sentido, de liderança.

O Minecraft está custando entre R$ 20,00 e 25,00, a depender da plataforma escolhida. Plataformas disponíveis: Android, iOS, Windows e outras.

  • Save

3 – Duolingo

O Duolingo não é um jogo, mas é como se fosse! A experiência de aprender línguas em sua interface é divertida e intuitiva.

Este app é uma excelente ferramenta para introduzir pessoas de qualquer idade em uma língua estrangeira. As relações entre som, imagem e fala propiciam o engajamento do usuário de forma parecida com o modo que aprendemos a língua materna, por percepções e associações.

Os exercícios são rápidos e variados, possíveis de encaixar em qualquer agenda. Seu filho(a) vai se divertir repetindo as frases em línguas estrangeiras até acertar a pronúncia! Algumas das línguas disponíveis são inglês, espanhol, holandês, francês, alemão, italiano, irlandês, árabe, japonês…

Além de ser completamente grátis, o Duolingo não mostra nenhuma propaganda, e as possibilidades de compra interna no app não atrapalham em nada no avanço da proposta.

Plataformas disponíveis: Android, iOS e Windows phone.

  • Save

4 – Pokémon GO

Atividades ao ar livre, exercícios físicos e interações com outras crianças fora da internet são essenciais para o desenvolvimento de qualidades importantes para o futuro. Por isso, um dos maiores receios dos pais com o uso de gadgets é que fiquem muito em casa, sentados com seus celulares e tablets.

O Pokemón Go resolve esse problema de maneira brilhante! O produto ficou famoso no mundo todo por usar uma ideia simples para criar uma verdadeira realidade virtual.

Utilizando seus celulares, as crianças conseguem capturar Pokémons que ficam espalhados pelas cidades. Existem eventos especiais e encontros dos jogadores, além da possibilidade de batalhar com amigos em ginásios.

Vamos lá! Se você pensar, até pode se empolgar e capturar os bichos digitais junto com seu filho(a). O quão incrível é encontrar um Pikachu atrás de uma estátua em uma praça ou mesmo um Charmander soltando fogo perto das árvores de um parque público?

O Pokémon merece o crédito por ter trazido uma opção saudável e divertida de entretenimento ao ar livre. Além disso, é gratuito!

Plataformas disponíveis: Android e iOS. BÔNUS: O YouTube Kids é um dos apps favoritos das crianças no mundo todo.

  • Save

5 – Angry Birds

Que tal um pouco de diversão?

Não é a toa que Angry Birds é um dos jogos mais famosos de todos os tempos para celulares e tablets.

Ao jogador é dado um número limitado de pássaros que são usados como projéteis, que são “estilingados” com o intuito de acertar alguns porcos malvados que querem atrapalhar a vida dos pássaros. Apesar disso, a violência do jogo é meramente cômica e muito colorida. É indicado para crianças acima dos 5 anos de idade.

Como o número de pássaros-projéteis é limitado, o(a) jogador(a) tem que planejar muito bem seus movimentos, o que é ótimo para praticar flexibilidade e estratégia. Mas o principal deste jogo é justamente o que as crianças mais desejam: diversão!

Plataformas disponíveis: Android, iOS, Windows, Playstation, PSP

Conhece outros jogos que considera adequados para o público infantil? Comente abaixo e contribua com a codeBuddy! Queremos que a tecnologia seja cada vez mais positiva na vida de crianças e adolescentes.