Liderança e empreendedorismo

5 documentários para pais e mães assistirem

Cadastre-se

E receba conteúdos exclusivos!


Os documentários podem ser ao mesmo tempo informativas, inspiradoras e ainda materiais agradáveis para uma sessão caseira de cinema. Eles são uma maneira de conhecermos a respeito dos avanços em várias áreas do saber humano sem precisarmos gastar horas e mais horas decifrando artigos acadêmicos ou filtrando conteúdos na internet. Os documentários para pais são um facilitador no cotidiano!

Pais e mães costumam ser pessoas ocupadas, muitas vezes com o tempo dividido entre trabalho, cuidar dos filhos e afazeres domésticos. Assim, assistir um documentário é uma forma especial de conhecer informações valiosas em um formato rápido.

Pensando nisso, a codeBuddy resolveu facilitar um pouco mais esse processo e escolhemos a dedo alguns dos documentários que consideramos importantes para integrar o repertório de pais e mães conectados e modernos.

A maioria dos títulos abaixo são encontrados no Netflix ou alugada por um preço adequado em plataformas digitais na internet. Está facinho programar sua sessão de cinema em casa no fim de semana!

Vamos lá?

documentários para pais
  • Save

O começo da vida (2016)

Esse é um documentário brasileiro, dirigido por Estela Renner, abordando um dos períodos mais incríveis da existência: a infância.

A ideia dessa obra é demonstrar como os primeiros anos de nossa formação como humanos são essenciais em como nossas personalidades serão desenvolvidas no futuro.

Estela entrevista famílias muito diversas, em vários contextos, trabalhando a importância de diversas relações, da convivência em comunidade, no espaço urbano e caseiro e também aspectos didáticos e pedagógicos.

Não precisamos nem falar que esse filme é um prato cheio para os pais empolgados com essa atividade apaixonante e de tempo integral. Imperdível!

Happy (2011)

Esse documentário, já consolidado nas prateleiras virtuais da Netflix, aborda um tema que interessa a todas as pessoas, em um grau ou outro, a felicidade.

Como manter uma vida feliz? Como viver de forma mais genuína e não perder o encanto pela existência?

O documentário aborda o que significa ser feliz em diferentes culturas e conta com a participação abundante de especialistas, como psicólogos e neurocientistas.

Esse é um filme interessante para os pais que se preocupam com a qualidade de vida e harmonização da vida. A ideia é que não é apenas um material informativo, mas uma inspiração capaz de causar efeitos diretos na forma como você vive.

documentários para pais
  • Save

Eis os delírios do mundo conectado (2016)

Conduzido pelo lendário diretor de cinema alemão, Werner Herzog, este documentário explora, de maneiras inusitadas e intimistas, a crescente integração da tecnologia em nossa vida.

O documentário foca especialmente na relação das pessoas com a Internet em vários sentidos, positivos e negativos. Aqui veremos avanços em áreas como ciência, comunicação e robótica, além dos sonhos e inovações de pessoas importantes do mundo da tecnologia, como Elon Musk.

Por outro lado reconheceremos vícios, problemas de relacionamento online e até alergias provocadas pela tecnologia.

Esse é um filme que se tornou um clássico e uma peça essencial para quem quer refletir sobre nossa sociedade contemporânea.

documentários para pais
  • Save

The Kids Menu (2016)

A influência da nutrição no nosso bem estar e saúde é inquestionável e os pais estão a cada dia mais interessados em manter as dietas de seus filhos equilibradas.

Neste documentário, o cineasta Joe Cross trata do problema da obesidade infantil de maneira ampla. Vemos entrevistas com especialistas, pais, professores e crianças.

Muitos problemas são detectados: a falta de conhecimento a respeito de quais são as comidas saudáveis, dificuldade acesso a esses alimentos, mas especialmente a influência de modelos negativos, afinal, como fazer as crianças apreciarem e desejarem comer alimentos realmente saudáveis?

Se você tem dificuldades para inspirar seu filho ou filha a comer melhor e mais saudável, esse documentário pode ser um material esperançoso. Se uma educação especial for realizada, as crianças começam rapidamente a seguir o caminho de uma vida mais saudável.

codegirl
  • Save

Codegirl (2015)

A questão da presença e influência das mulheres na tecnologia é um tema desse ótimo documentário realizado em uma parceria da Google com a diretora Lesley Chilcott.

Esse é um tema que gostamos de trabalhar na codeBuddy, por considerarmos que a presença das mulheres no mundo da tecnologia e do empreendedorismo não é apenas necessária, como inevitável. Inclusive, se sua filha gosta muito de tecnologia, conheça maneiras de aproveitar esse interesse.

O documentário Codegirl apresenta as dificuldades que algumas mulheres enfrentam para se inserir no campo de atuação da tecnologia, que acabou construído enquanto um ambiente muito masculino.

As empresas do Vale do Silício estão abrindo as portas para acabar com esse preconceito e o documentário mostra a reação de mulheres que estão impondo o respeito pessoal e profissional nessas gigantes.

Além disso, o documentário apresenta um grupo de garotas do ensino médio (incluindo brasileiras!) em uma competição de programação para criar um novo aplicativo. Nós da codeBuddy gostamos muito dessa parte, já que consideramos que a programação de computadores é uma ferramenta educacional incrível. .

  • Save

Prepare a pipoca e curta esses documentários para pais no estilo codeBuddy!

Esses são alguns dos documentários mais importantes que selecionamos para você. Se a ideia é maratonar e conhecer a fundo algumas relações importantes sobre a infância e o mundo que vivemos, não deixe de conferir documentários importantes como Infância Perdida (2009), A vida Secreta dos Bebês (2014)  e a série documental que surgiu na parceria entre Netflix e Vox: Explicando (2018).

Além disso, se quiser aprofundar um pouco mais em algumas questões abordadas nesses documentários, conheça e baixe nossos e-books!

Gostou de nossas sugestões? Sentiu falta de algum documentário para pais? Comente abaixo e ajude a construir o mundo codeBuddy!


  • Save