Programação para crianças

5 fatores pouco conhecidos que podem afetar o comportamento das crianças

Cadastre-se

E receba conteúdos exclusivos!


5 fatores pouco conhecidos que podem afetar o comportamento das crianças
  • Save

Crianças são seres complexos e incríveis. Como já falamos em nosso artigo sobre as 5 coisas que você precisa saber sobre as crianças, observar o crescimento de uma delas é entrar em contato com os efeitos do mundo e das relações entre pessoas no desenvolvimento da personalidade e da inteligência. A infância é o período mais importante na construção de uma pessoa, ocorrendo em uma rede dinâmica e infinita de afetos que moldam a visão de mundo.

Apesar disso, muitos aspectos do desenvolvimento infantil são um mistério para os pais e outros adultos que estão ao redor. Afinal, é possível descobrir a causa de tudo o que afeta a criança? Como os pais podem entender causas invisíveis que podem influenciar na vida familiar?

De certo, a ciência e a psicologia, com o esforço de décadas, foram capazes de encontrar fatores que afetam diretamente o desenvolvimento infantil, subsidiando o trabalho diário de milhares de pais em todo o mundo.

Para auxiliar na tarefa complexa de entender o comportamento das crianças e remediar influências negativas, a codeBuddy preparou um artigo com 5 fatores pouco conhecidos que podem afetar o comportamento das crianças.

Vamos lá?

5 fatores pouco conhecidos que podem afetar o comportamento das crianças
  • Save

 

1) Alimentação

No mundo de hoje, a alimentação é vista com um olhar mais atento do que no passado, graças aos avanços da nutrição e da biologia que elucidam como nutrientes, vitaminas e outros compostos agem, tanto na estrutura física quanto mental do corpo humano.

Apesar disso, nosso mundo também é preenchido de alimentos industrializados, superprocessados e açúcares. Considerando as preferências do paladar infantil, podemos dizer que as crianças são o nicho da sociedade mais afetado pela má qualidade da alimentação.

Muitas comidas industrializadas são formados por açúcares refinados e compostos químicos com nomes complexos e incompreensíveis, dispostos em letras minúsculas nas embalagens, dificultando a compreensão imediata dos consumidores.

O problema dos açúcares refinados é que devastam nutrientes importantes para a saúde neurológica, como Vitamina B e C, Cálcio, Magnésio e Ômega 3. A falta desses nutrientes pode gerar diversos efeitos visualizados em crianças, como falta de apetite, irritabilidade, falta de coordenação motora e problemas de crescimento.

A busca por uma alimentação mais orgânica e natural pode auxiliar no desenvolvimento da criança. Além disso, excesso de doces e comidas gordurosas pode viciar o paladar da criança, gerando a conhecida falta de apreço por verduras e legumes.

É claro que para resolver esse problema mesmo alguns pais devem trabalhar os seus próprios paladares!

5 fatores pouco conhecidos que podem afetar o comportamento das crianças
  • Save

2) Intolerâncias alimentares e alergias

Além da falta de nutrientes, ocasionada por uma alimentação excessivamente industrializada, é importante deixar claro que a comida tem uma relação direta com a sensibilidade e o comportamento. Nem sempre essas relações ficam claras quando os pais buscam refletir a respeito das dificuldades dos filhos.

As crianças podem ter intolerâncias misteriosas, especialmente por glúten e corantes alimentícios que afetam seu comportamento. Alguns pesquisadores chegam a chamar o estômago de “segundo cérebro”, haja vista a enorme relação entre emoções e sensações na região abdominal.

A ingestão frequente de comidas que geram intolerância pode resultar em ansiedade e transtorno de atenção, entre outros distúrbios psicológicos. Caso seu filho esteja com problemas de comportamento e na escola, talvez seja interessante levar a criança ao nutricionista para verificar a possibilidade de uma dieta restritiva.

Além disso, problemas de respiração, como bronquite e asma, comuns em diversas crianças, podem gerar problemas de comportamento para além dos sintomas físicos.

5 fatores pouco conhecidos que podem afetar o comportamento das crianças
  • Save

3) Ambiente

Adultos se preocupam muito com o lugar em que vivem. Vários fatores podem ser decisivos para escolher um bairro e até mesmo uma cidade para se viver: locais perto do trabalho ou com casas melhores e preços mais acolhedores influenciam na tomada de decisão a respeito do local para instaurar um lar. No entanto, nem sempre os lugares que são mais benéficos para os pais são ideais para o desenvolvimento saudável da criança. O ambiente de crescimento tem um papel crítico no desenvolvimento de habilidades sociais, pois são diretamente ligados às experiências psicológicas que vão dar tom às suas personalidades.

Nesse sentido, com ambiente queremos dizer várias coisas: o bairro, as condições geográficas e climáticas, eventos sociais e relações em geral com a vizinhança. É um fato que crianças que frequentam boas escolas, em bairros onde podem brincar na rua e fazer amizades, desenvolvem certas capacidades com mais facilidade.

Se você mora em um grande centro, invista em levar as crianças para brincar em parques e faça amizade com os pais de seus amigos e amigas, para planejar passeios, piqueniques e festas em conjunto.

Caso perceba que a criança está tendendo ao isolamento, procure entender a situação conversando e observando.

5 fatores pouco conhecidos que podem afetar o comportamento das crianças
  • Save

4) Exercícios físicos

Muitas crianças adquirem hábitos demasiadamente caseiros e, mais do que controlar o tempo de videogame ou internet para evitar o vício, os pais devem se preocupar com a saúde física de seus filhos, no que condiz aos exercícios físicos. Isso não significa que as crianças deverão ser enviadas para uma academia para fazer flexões e tomar suplementos.

Estamos falando de exercícios físicos que ocorrem em brincadeiras cotidianas e práticas esportivas comuns. É importante incentivar que as crianças brinquem ao ar livre para reforçar seus corpos e resistência.

Esse fator se liga ao anterior, pois estamos falando de contexto e prática. Para além do lugar-comum dos benefícios dos exercícios físicos, é importante lembrar que a exposição aos micróbios do ar ajuda a reforçar a resistência imunológica da criança, que se tornam mais resistentes a alergias, que como vimos, podem gerar distúrbios psicológicos.

Além disso, exercícios físicos podem ajudar na falta de sono, falta de apetite e estresse. Todos esses fatores colaboram para a diminuição da imunidade.

5 fatores pouco conhecidos que podem afetar o comportamento das crianças
  • Save

5) Influências afetivas no comportamento das crianças

Independentemente do tipo de família, sua influência é essencial no desenvolvimento da criança. Existe um profundo impacto na forma como a vida afetiva particular afeta a formação de capacidades psicológicas e sociais.

Famílias que negligenciam a presença e a necessidade das crianças contribuem para que elas se tornem adultos como dificuldade de se relacionar. Por outro lado, famílias que demonstram amor e afeto geram um desenvolvimento mais positivo de capacidades de interação e comunicação.

Isso inclui qualquer atividade familiar válida. É importante fazer atividades como ler para as crianças, brincar com elas e, realmente, ter conversas profundas em que se sintam levadas a sério, se sintam amadas. Essa parte pode ser resumida como: ensine a criança a amar e ser amada, demonstrando afeto por meio de ações concretas.

Como já demonstramos em um artigo sobre o desenvolvimento infantil, as crianças aprendem brincando! Estão gerando a percepção do mundo e do funcionamento das regras sociais às quais terão que se adequar para viver em sociedade. Do mesmo modo, as relações familiares são um aprendizado a respeito do que é ter responsabilidade, amar e respeitar.

Por hoje é isso! Gostou de nossas dicas? Comente abaixo! A codeBuddy quer manter um compromisso de ajudar no desenvolvimento de famílias saudáveis e seu feedback será inestimável.