Blog

6 ideias para comemorar o Dia do Orgulho Nerd

Você sabia que existe uma data especialmente destinada a homenagear a cultura geek? É o Dia do Orgulho Nerd, comemorado anualmente no dia 25 de maio.

Há quem diga que o dia foi escolhido em referência à estreia estadunidense de um dos filmes da famosa franquia de George Lucas: “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”. 

Outros, no entanto, defendem a data como um tributo a Douglas Adams, autor de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, saga já consagrada como leitura obrigatória na comunidade geek. Por essa razão, a data também é conhecida como Dia da Toalha, em alusão a uma página do livro descrevendo diferentes utilidades do objeto.

Fato é que, todos os anos, os fãs de games, HQs e filmes do universo geek do mundo inteiro se reúnem para, cada um à sua maneira, comemorar a data. 

Para que você não fique de fora dessa celebração, preparamos uma lista com várias ideias do que fazer nesse dia! Vamos lá?

Imagem: Veja.com

1- Faça uma maratona de filmes ou séries

“Star Wars”, “De Volta Para o Futuro”, “Os Vingadores”, “The Walking Dead”, “Star Trek”, “Os Caça-Fantasmas”, “Akira”, “Pantera Negra”, “O Exterminador do Futuro”, “Harry Potter”, “Alien”, “The Big Bang Theory”…

São incontáveis as produções audiovisuais permeadas pela temática geek. Assim, nada melhor neste dia do que ver – ou rever! – algumas dessas obras, sejam elas filmes individuais, franquias com múltiplos episódios, ou mesmo seriados de televisão.

Vale até imitar junto com os personagens os diálogos inesquecíveis e que marcaram diversas gerações – afinal, “é Leviôsa, e não Leviosá”!

Então prepare uma pipoca quentinha, e boa sessão! 😉

2- Não se esqueça da fantasia!

Comemorar o Dia do Orgulho Nerd a caráter deixa, sem dúvidas, tudo ainda mais mágico. Assim, escolha um personagem que tenha a ver com você e mão na massa! Vale se fantasiar de Mario Bros, de super-herói ou heroína, de Jedi, e até de Pac-Man! O limite é a sua própria imaginação 😉

Não se preocupe em alugar ou comprar roupas profissionais. Busque inspirações na internet, em sites como o Pinterest, e aposte em seu potencial criativo para transformar roupas e objetos que você já tenha em casa. Essa com certeza pode ser uma das partes mais divertidas do processo de caracterização!

Um verdadeiro cosplay – termo de origem inglesa que se refere  à arte de interpretar figuras do universo ficcional por meio de atuação, maquiagem e vestuário – leva em conta não só a aparência do personagem retratado, mas também seu comportamento.

Por isso, pesquise um pouco sobre quem você quer personificar e aproveite a liberdade dessa data para passar o dia imitando seus gestos, trejeitos e até mesmo sua voz!

3- Escute trilhas sonoras marcantes do universo nerd

“Pokémon! Tenho que pegar, isso eu sei… Pegá-los eu tentarei!”

“If there’s something strange in your neighborhood, who you gonna call? Ghostbusters!”

“Amigo estou aqui… Amigo estou aqui!”

Você certamente já escutou ao menos uma dessas trilhas sonoras típicas do universo nerd. Hoje é o dia mais do que ideal para dar play em todos esses hits clássicos! Então aumente o volume e se prepare para cantar e dançar ao som desses verdadeiros hinos geeks. Já até facilitamos isso para você, reunindo os maiores clássicos musicais da cultura pop-nerd em uma playlist. Ouça clicando aqui!

4- Crie uma lista de leitura geek

Uma excelente programação para essa data comemorativa é embarcar em uma viagem pelos mundos dos livros. 

Os subgêneros da literatura nerd são muitos, então sugerimos que você se aventure por diferentes histórias e sagas para descobrir do que mais gosta! Listamos abaixo alguns títulos para você dar início a essa jornada: 

– O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

– Guerra do Velho

– Star Wars: Um novo amanhecer

– O Senhor dos Anéis (trilogia)

– Viagem ao centro da Terra

– Doutor Estranho: O Juramento (HQ)

– Harry Potter (coleção)

– Jogador Nº 1

– A Piada Mortal (HQ)

– Percy Jackson e os Olimpianos (coleção)

5- Convide amigos para uma partida de videogame

Uma outra ótima ideia é reunir os amigos em uma chamada online e propor uma partida, ou até mesmo um campeonato, em seus games favoritos!

O leque de opções de jogos é enorme, muitos inclusive de caráter altamente estimulante e educativo, exercitando habilidades como o raciocínio lógico e a rapidez de reflexos.

Vocês podem organizar uma cerimônia de premiação para os que desempenharem melhor no placar final dos jogos e até decidir uma recompensa para os vencedores!

6- Aprenda a programar

Muitos amantes de cultura nerd também são fãs super antenados da tecnologia. Por isso, eles estão constantemente buscando aprender sobre as novas tendências mundiais da programação e da robótica, por exemplo. 

Assim, para além de apreciar de forma passiva as inovações tecnológicas, os geeks parecem cada vez mais interessados em utilizar as ferramentas de maneira ativa, com criatividade e autonomia.Que tal, então, aproveitar o Dia do Orgulho Nerd para aprender a criar um jogo do zero? A codeBuddy pode te ajudar nesse desafio! Dá uma olhada no curso rápido em que você aprende a criar seu próprio game em apenas quatro aulas!

< Blog >

Outros artigos

6 benefícios da transformação digital na educação

5 consequências positivas da pandemia para a educação

Eduscrum: a aplicação de metodologia ágil em sala de aula