Jogos e Tecnologia

6 Mulheres incríveis que revolucionaram o Mundo dos Games!

Cadastre-se

E receba conteúdos exclusivos!


O Mundo dos Games sempre foi marcado por grandes nomes. Sejam os das franquias de jogos, dos personagens das músicas, muitos desses inspiraram gerações e ainda terão impacto na vida de muitos jogadores mundo a fora.

Mas você já parou para pensar em quem está por trás disso tudo? Quem desenvolve esses jogos? Escolhe as músicas? Programa todos esses dados?  Muitas vezes esses nomes são esquecidos na empolgação da diversão.

E quando essas desenvolvedoras são mulheres? Quantas delas você já ouviu falar?

Por isso, hoje, nós vamos falar das personalidades femininas que se destacaram no Mundo dos Games e trouxeram enormes contribuições para os jogos de hoje, mas, infelizmente não são lembradas ou têm seu valor diminuído na nossa cultura atual.



Carol Shaw

  • Save

É impossível começar essa lista e não citar Caro Shaw! Nascida na Califórnia, Shaw é considerada a Primeira Mulher Programadora de Games do Mundo! Ela trabalhou na Atari logo no início de sua carreira e participou da criação do 3-D Tic-Tac-Toe, para o Atari 2600. Depois, na Actvision programou o seu mais conhecido e famoso game: o River Raid em 1982 é considerado um clássico e um dos jogos mais populares de seu tempo. Aqui você pode conferir uma entrevista com ela para o site Memória Bit

 



Roberta Willians

  • Save

Roberta é mundialmente famosa por ter criado a série King’s Quest em 1984,  Roberta também é co-fundadora e foi game designer da Sierra OnLine, que mais tarde se tornaria a Sierra Entertainment. Pioneira na indústria ao lado de Carol Shaw, Roberta é mãe do gênero dos jogos gráficos de aventura e está no grupo de desenvolvedores mais influentes dos anos 80 e 90.



Rieko Kodama

  • Save

A japonesa Rieko Kodama é considerada a “Primeira-Dama” dos jogos estilo RPG no Japão. É a criadora do jogo Phantasy Star, uma série de jogos eletrônicos de RPG para os consoles produzida pela SEGA, que tem muitas versões e capítulos, inclusive uma série online. Ao contrário da maioria dos RPGs deste tipo, ele tem uma ambientação futurista/fantasia, onde você combate monstros usando armas (como espadas e pistolas), magias e até mesmo veículos.



Jade Raymond

  • Save

Se você já se aventurou nas alturas jogando Assassin’s Creed pode agradecer à jovem Jade Raymond que com menos de 35 anos foi a Produtora do jogo em 2007! Hoje, ela é a Presidente da Ubisoft Studios-Toronto e apresenta o programa The Electric Playground do canal G4. Ela também foi, pela Eletronic Arts, produtora do The Sims Online.

  • Save



Yoko Shimomura

  • Save

Não só de Produtoras vive o mundo dos Games! Uma outra mulher que deixou sua marca nos jogos foi Yoko Shimomura. Ela é descrita como “a mais famosa compositora de videogames do mundo”. Ela começou a compor trilhas sonoras para jogos em 1988 e desde então não parou mais! Compôs a trilha de jogos como:  Final Fight, Street Fighter II, da franquia Mario e Luigi e sua criação mais popular é a trilha de Kingdom Hearts que até hoje é executada por orquestras mundo afora.

 

Para conhecer um pouco do seu trabalho: 

 



Rhianna Pratchett

  • Save

Escritora e desenvolvedora de Games, ela também escreve quadrinhos, e fundou a empresa Narrativia Limited, que vai trabalhar em adaptações de Terry Pratchett, seu pai e grande autor de fantasia. Já trabalhou em títulos como Tomb Raider (2013), Rise of the Tomb Raider, Bioshock Infinite, Heavenly Sword, Overlord, Overlord: Dark Legend e Mirror’s Edge.

 



Com certeza esses são poucos exemplos em comparação ao grande número de mulheres que contribuem para o Mundo Gamer! É sempre importante reconhecer e dar visibilidade a essas mulheres que tanto impactaram e melhoraram nossa experiência Gamer!

 

Você conhece mais algum jogo desenvolvido por mulheres? Alguma mulher importante para esse meio? Conta aí pra gente!

😉