Institucional

7 Habilidades do empreendedorismo para ensinar para as crianças

Cadastre-se

E receba conteúdos exclusivos!


A maior parte das habilidades que são importantes no empreendedorismo são encontradas facilmente em crianças. Você já percebeu isso?

Não se preocupe. Neste artigo não queremos acelerar o processo e atrapalhar a diversão das crianças transformando-as em empresárias precoces.

Pelo contrário! Nossa ideia é mostrar como brincadeiras e atividades infantis podem preparar as crianças para transformarem-se em pessoas inovadoras, criativas e habilidosas no mercado de trabalho.

A maioria dessas habilidades são totalmente comuns na infância e isso é uma ideia que nos empolga aqui na codeBuddy!

  • Save

1 – Determinação

É difícil ver um adulto mais determinado do que uma criança, desde que ela esteja realmente engajada no que está fazendo.

Engajamento é, na verdade, uma das questões centrais do processo de aprendizado. A criança precisa conseguir aplicar devidamente o que é apreendido no mundo das ideias no mundo material.

Para incentivar a determinação de uma criança, cuide para que os interesses dela sejam atendidos e que exista uma atmosfera de apoio ao seu redor. Isso significa que ela verá a presença de adultos como uma segurança de que ela pode experimentar e errar ao invés de receio e insegurança.

Desafios são parte normal do processo, ajude a criança a entender que é preciso aprender com os erros e não se abalar com o que não dá certo. É lidando com os erros que criamos a determinação necessária na vida de qualquer empreendedor(a).

  • Save

2 – Eloquência

Empreendedores precisam trabalhar bem a fala, afinal serão o centro de reuniões, planejamentos, brainstorms e outras atividades como palestras e falas públicas.

De certo, a eloquência é uma característica básica para quem deseja ser bem sucedido no mundo empresarial.

Essa é uma qualidade que está muito presente em muitas crianças e não tanto em outras e isso implica que cada caso deve ser trabalhado em suas especificidades.

Para incentivar a eloquência, é importante sempre abrir espaço para que as crianças expressem seus sentimentos e emoções.

Além disso, algumas atividades pode ajudar muito no processo de adquirir uma comunicação natural e clara.  Na infância, o ensino de música e canto pode ajudar a soltar a voz. Aulas de teatro são uma das práticas mais comumente indicadas para crianças muito introvertidas e tímidas, com resultados impressionantes.

Outra opção é incentivar a leitura de livros, que ajuda a criança a aumentar o vocabulário e na formulação de ideias de maneira mais rica.

O diálogo entre pais e filhos é sempre necessário!

  • Save

3 – Autoconfiança

Um(a) empreendedor(a) precisa enfrentar situações em que é preciso tomar decisões, assumir posições arriscadas, lidar com a frustração de funcionários e com a exposição pública.

Todos esses desafios requerem uma pessoa que tenha trabalhado intensamente sua própria autoconfiança.

Pode parecer estranho, mas uma das maneiras mais eficazes de incentivar a autoconfiança em uma criança é demonstrar que ela pode aprender com seus próprios erros, deixando claro que cada fracasso é apenas mais um passo rumo ao sucesso.

Assim, quando chegar a hora de tomar decisões realmente difíceis na vida, ficará claro que a pessoa possui experiência e bagagem para lidar com qualquer um dos resultados. Isso inspira as pessoas e ajuda a formar um(a) verdadeiro(a) líder.

É por meio do alcance da determinação de alcançar os sonhos que a autoconfiança pode emergir.

  • Save

4 Autonomia

Pais e professores devem evitar o comportamento de querer controlar e fazer tudo para as crianças. Esse tipo de constante intrusão pode começar a gerar um espírito dependente e instável.

Desde as brincadeiras infantis e aprendizados escolares, as crianças precisam aprender a cuidar de si mesmas e serem autônomas em seus aprendizados.

Isso significa garantir locais em que as brincadeiras sejam feitas com segurança e que não exijam a observação de um adulto em tempo integral.

Além disso, as crianças devem aprender a resolver e fazer escolhas.

Por exemplo: permita que elas decidam entre duas opções sobre como gastar a mesada sem influenciar por tal ou qual decisão. Sim! Mesmo que ela esteja claramente escolhendo a opção “errada”! Esse é o ponto!
EXTRA: A educação financeira é extremamente importante para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras.

  • Save

5 Pensamento estratégico

Todos os últimos tópicos apresentados irão culminar nessa habilidade essencial para qualquer empreendedor: o pensamento estratégico.

Qual é a melhor maneira de investir o dinheiro? Qual é a melhor opção para apresentar aos investidores na próxima reunião?

Essas questões, complexas e definidoras, são ligadas diretamente às pequenas decisões que uma criança tem de fazer em seu dia-a-dia.

Trabalhar a autonomia e autoconfiança permite que o pensamento estratégico seja feito de maneira experiente. Significa encontrar caminhos e opções e compará-las, ativando o pensamento de longo prazo e ampliando a capacidade mental.

O pensamento estratégico também pode ser apreendido em esportes, jogos eletrônicos específicos e no aprendizado de programação de computadores.

  • Save

6 – Pensamento criativo

Essa habilidade inata das crianças será totalmente necessária para qualquer pessoa que deseja tornar-se uma empreendedora de sucesso.

A criatividade é um requisito difícil de medir, mas presente nos desejos de todas as grandes startups e gigantes tecnológicas que moldam as nossas formas de comunicação e interação contemporâneas.

A ideia é que é -preciso sempre “pensar fora da caixa” e encontrar soluções ideais para problemas ainda não resolvidos.

Uma forma de aplicar essa qualidade infantil e ainda obter uma ajudinha no dia-a-dia é envolver as crianças na solução de problemas caseiros cotidianos.

Se você tem dúvidas a respeito da capacidade das crianças de inovarem e criarem soluções, dê uma olhada nesses projetos de alunos codeBuddy.

  • Save

7 – Capacidade de adaptação

O empreendedorismo contemporâneo é grandemente direcionado para à solução de problemas. É só pensarmos em soluções como o Uber ou NuBank para entendermos que as pessoas vão mudando com as inovações tecnológicas e criando novas necessidades.

As crianças são extremamente hábeis para capturar esse tipo de alteração no comportamento social.

Aliás, você já notou como elas aprenderam rápido a mexerem em celulares, tablets e outros gadgets?

É por isso que as crianças demonstram uma capacidade de aprendizado enorme e são capazes de aprender com uma facilidade enorme.

Aqui na codeBuddy privilegiamos a qualidade da adaptação ao trabalharmos diversas linguagens de programação em um sistema de ensino baseado na gamificação.

Nossos alunos aprendem a programar, trabalhando a lógica e o pensamento matemático.

Assim, habilidades inatas e adquiridas são desenvolvidas em um processo divertido e instigante. Conheça nossos cursos!