Jogos

7 jogos de lógica para estimular o raciocínio rápido no seu filho

Cadastre-se

E receba conteúdos exclusivos!


Se você acompanha o blog da codeBuddy deve ter notado que somos entusiastas do uso de jogos de lógica e entretenimento para ajudar no processo de educação tecnológica das crianças e de estratégias como a gamificação

É claro que é preciso debater alguns temas, como o efeito de jogos violentos e o exagero no tempo que crianças e adolescentes passam na frente da tela, discussões que você pode ler aqui. Inclusive mostramos como contornar esses problemas sem desgastar a sua relação com seu filho.

Hoje, entretanto, resolvemos repensar alguns jogos famosos, aqueles tão conhecidos dos pequenos, e que oferecem ótimos estímulos aos reflexos e ao raciocínio lógico.

A nossa ideia é aproximar os pais de seus filhos por meio da diversão, falando de temas que já fazem parte de seus universos! Imagine a surpresa dele quando descobrir que você está por dentro dos efeitos positivos de seus jogos favoritos?

  • Save

1 – LoL – League of Legends

O LoL (League of Legends) é uma escolha um tanto polêmica, considerando a opinião de pais que veem os(as) filhos(as) querendo ficar horas e  mais horas de olho nesse jogo multiplayer super famoso. Nós, da codeBuddy, acreditamos que tudo tem seus pontos positivos e negativos e falamos abertamente sobre os pontos do LoL em outro artigo.

Considerando o tema deste artigo, não deixamos de considerar que o LoL é um jogo que exige concentração, pensamento e ação rápida. Se você quer melhorar e evoluir com sua equipe, precisa desenvolver a agilidade e a coordenação motora.

A criança ou adolescente terá de lidar com equipes, planejar ataques coordenados e cuidar de sua munição e suprimentos. Tudo ao mesmo tempo e com a necessidade de uma precisão impressionante!

Plataformas: Windows, Mac OS

  • Save

2 – Portal 2

Portal (aqui focamos na parte 2 da franquia) é um desses casos especiais e únicos. Se seu filho não conhece essa série, é a oportunidade de você se tornar um pai ou mãe lendário indicando esse game. 

É um jogo de lógica e ficção científica que mistura aventura e puzzles em uma verdadeira jornada cerebral. Você precisa manipular uma arma que abre portais para conseguir sair de uma instalação subterrânea que é, na verdade, uma inteligência artificial com muita personalidade. Dá pra ver que o jogo é muito cabeça, não é?

Desafiador e muito divertido para jogar em família, Portal 2 é ótimo para ver quem consegue descobrir a melhor saída de cada fase. Repleto de desafios lógicos, aborda até mesmo as propriedades de substâncias químicas. Além disso, o final é tão bom que a sensação é a mesma de ter lido um grande livro de literatura.

Plataformas: Playstation 3,  XBox 360, Windows, Mac OS, Linux

  • Save

3 – Skyrim The Elder Scrolls

Quem não gosta de uma boa aventura em um mundo medieval, com gráficos incríveis e uma belíssima trilha sonora orquestrada? Se você acha que games são uma coisa superficial, descubra que os produtores do Skyrim criaram até mesmo línguas originais usadas nesse universo. 

Se a ideia é trabalhar reflexos e raciocínio lógico, esse game é uma ótima pedida. Afinal, como derrotar grandes dragões e enfrentar aventuras maiores ainda sem usar o poder da mente?

A história exige tomada de decisões que podem alterar completamente o rumo do personagem, criando uma sensação de responsabilidade. Tudo fica mais desafiador quando você tem que pensar rápido e agir com precisão!

Plataformas: Playstation 4, Nintendo Switch, Xbox One, Windows

  • Save

4 – Minecraft

Minecraft é nosso queridinho. Afinal, o game é um verdadeiro sucesso entre as crianças e é reconhecido mundialmente como uma poderosa ferramenta educativa. O jogo é constantemente explicado como uma espécie de LEGO 2.0, por seu uso inovador de blocos que podem ser usados para montar qualquer coisa, cidades completas, paisagens, estátuas, mundos inteiros, etc.

Uma das maneiras de treinar o raciocínio lógico e rápido das crianças é o desafio de sobreviver a primeira noite (que dura 10 minutos) no jogo. A criança terá de pensar rápido, extraindo materiais de árvores, pedras e animais, para criar um abrigo e uma cama, fugindo dos riscos da noite. 

Se você ainda tem duvida das qualidades educacionais dos games, o Minecraft é a opção perfeita pra você!

Plataformas: Android, Playstation 4, Nintendo Switch, iOS, Xbox One, WIndows

  • Save

5 – Super Mario

Talvez esse título seja nostálgico para você! Afinal, o encanador mais famoso do mundo fez parte da infância de várias gerações diferentes. Os mundos a serem explorados em busca de salvar a princesa Peach são enormes e possuem várias missões alternativas além do objetivo linear.

Super Mario é um game de plataforma que exige precisão na hora de apertar botões. As dinâmicas de game da Nintendo são, desde os primórdios, um de seus carros chefes contra a concorrência. 

Se você duvida que jogar Mario pode te deixar mais inteligente, confira essa pesquisa na qual cientistas confirmaram que jogadores de Super Mario 64 obtiveram aumento na matéria cinzenta no cérebro, melhorando a localização especial, construção da memória, capacidade planejamento e coordenação motora.

Plataformas: Todos os consoles Nintendo.

  • Save

6 – NBA

A franquia NBA é outra que acompanha as crianças e adolescentes de longa data. Na verdade, qualquer jogo esportivo, como FIFA, poderia ser colocado aqui. Escolhemos NBA por ser um jogo que exige movimentação precisa, com gráficos bonitos e que exploram muito bem a sensação do basquete profissional. 

Além de um exercício formidável para o cérebro e para estimular o raciocínio rápido, esse jogo pode influenciar a criança a sair do sofá e praticar um novo esporte!

Plataformas: Android, iOS, Xbox One, Playstation 4,  GameCube, Windows, Wii e mais.

  • Save

7  – Zelda

Zelda é uma franquia que evoluiu nos consoles da Nintendo desde suas origens. Trata-se de um RPG, um estilo de jogo pautada nos efeitos de suas decisões em sua trajetória. Da mesma forma que outros representantes dessa lista, com o Skyrim,  a série Zelda coloca as crianças em contato com uma aventura, na qual batalham com monstros e seguem uma história. 

Este é um dos jogos de lógica que exige pensamento flexível, utilização da memória para relembrar fatores decisivos da história e capacidade de planejamento. Existem puzzles e batalhas, que trabalham diferentes coordenações mentais. Tudo isso, exigindo da criança o acompanhamento de uma história complexa e instigante feita por texto, o que ajuda as habilidades de leitura. 

Pode falar, até você ficou com vontade de participar dessa aventura, não é?

Plataformas: Wii, Nintendo Switch, Game Boy, Nintendo 3D e mais
Se seu filho ou filha gosta muito muito de games, talvez seja hora de dar um passo à frente e utilizar esse interesse para prepará-lo(a) para um futuro promissor! Conheça os cursos da codeBuddy e veja seu filho(a) incentive seu filho a ajudar a construir o futuro de nossa sociedade.


  • Save