Ir para o conteúdo

7 razões para expandir a presença feminina na tecnologia

As mulheres são mais de 50% da população da Terra.

Essas já é uma ótima razão para que a presença feminina na tecnologia seja expandida. Afinal, a tecnologia cria o mundo em que vivemos e a participação de todos os tipos de pessoas nesse processo é essencial, não é mesmo?

No entanto, 80% dos postos de trabalho na indústria tecnológica prosseguem ocupados por homens.

Para reforçar o tema, separamos 7 razões para expandir a presença feminina na tecnologia neste artigo especial para o mês da mulher na codeBuddy.

Vamos lá?

1 – As mulheres devem ter uma participação grandiosa na construção do futuro tecnológico

O avanço tecnológico é um caminho sem volta, e se você pensa que já a humanidade já alcançou todas as soluções de ponta, não perde por esperar o que as tecnologias reservam para o nosso futuro.

Setores inteiros poderão ser automatizados, e até mesmo áreas vitais da vida humana – como a medicina e a enfermagem – serão revolucionadas por tecnologias de inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada.

Agora, já imaginou todo um modelo de vida planejado e implementado apenas por jovens homens, que são atualmente maioria no mundo da tecnologia?

Expandir o número de mulheres participando na tecnologia significa mais insights, ideias e diversidade de caminhos a serem tomados. Isso inclui criar soluções que levem em conta as situações vividas por mulheres de todas as idades e estratos sociais.

2 – A representatividade ajuda mais meninas a se interessarem pela carreira tecnológica

Incentivar a presença feminina na tecnologia é um trabalho a longo e a curto prazo. Isso significa que os passos que as empresas devem tomar agora, contratando mais mulheres para cargos de  gerência e chefia, oferecendo capacitações específicas para mulheres – como anunciou o Google –  é um caminho para uma mudança cultural de amplo alcance em nossa sociedade.

Essas mulheres estão seguindo os passos de outras pioneiras desde os primórdios da informática, a fim de que as meninas de hoje, interessadas em tecnologia, possam se espelhar e alcançar seus objetivos.

Na codeBuddy estamos a cada dia vendo mais alunas e seus resultados brilhantes já começam a gerar frutos e a inspirar outras meninas!

Rear view of a group of diverse woman friends walking together

3 – Mais mulheres na tecnologia significa mais diversidade

Mais mulheres na tecnologia significa mais diversidade. Não apenas por que a presença delas dinamiza a relação com os homens, mas também porque esse tipo de transformação encadeia processos ainda maiores de diversificação de gênero e etnia.

A presença das mulheres é, de fato, inevitável para que essa indústria tecnológica desenvolva-se em equilíbrio. Isso se comprova no resultado de pesquisas que demonstram que as lideranças femininas normalmente ocasionam maior retenção de cérebros nas empresas.

Essa ideia vem tomando mais força na medida em que pesquisas de centros consolidados de análise e grandes empresas têm demonstrado em números o que já era conhecido intuitivamente. O Instituto Mckinsey, por exemplo, demonstrou que empresas com maior diversidade de gênero superam a produtividade de outras com menor representatividade, em 15%.

4 – A sobrevivência da própria indústria depende disso

As empresas tecnológicas estão com um problema sério! Existe um déficit impactante entre o número de cargos disponíveis e o de funcionários(as) habilitados(as) para ocupá-los devidamente.

No Brasil, pesquisas demonstram um déficit de 48 mil profissionais no setor de tecnologia da informação, enquanto apenas 20% dos profissionais são mulheres. Nos EUA existem mais de 500.000 vagas abertas para o setor de tecnologia.

Com tanto espaço para novos trabalhos, o talento das mulheres será imprescindível para que essa área essencial cresça economicamente. Além disso, a presença de mais mulheres no desenvolvimento tecnológico significa maior contato com o público feminino, cada vez mais integrado e exigente de soluções pensadas para suas realidades.

5 – Um mundo mais igualitário

O setor tecnológico é um dos que mais crescem no mundo e está longe de parar. A ampla inclusão das mulheres nessa área significa seu maior alcance no mundo profissional e, consequentemente, maior índice de independência financeira.

Por isso, é cada vez mais importante que as mulheres busquem cargos de liderança e gerência nas grandes empresas de tecnologia. Isso amplia os horizontes salariais para outras mulheres e gera um importante senso de solidariedade.

6 – Uma maior presença feminina na tecnologia significa menos preconceito

Chega da ideia estereotipada de que beleza e elegância não combinam com inteligência! Esse mito povoou a mente do mundo tecnológico por muito tempo e acabou gerando uma área profissional marcada por ser profundamente sexista.

Esse é, inclusive, um dos elementos motivadores para a queda do interesse das mulheres em cursar faculdades de ciências tecnológicas e até de procurar vagas em empresas da área. Elas querem evitar as piadas e os constrangimentos de um ambiente predominantemente masculino.

Entretanto, com novas políticas empresariais e um número cada vez maior de mulheres em cargos importantes, essa cultura tende a ser minada rapidamente, abrindo espaço para o que realmente interessa: talento.

Women fighting breast cancer

7 – Porque elas querem

Já viu o ditado “lugar de mulher é onde ela quiser”? Se a gente prepara o espaço, cria oportunidades e muda culturas antigas, o caminho para essa realidade tomar forma já está traçado.

Se o foco for a tecnologia, já vemos isso acontecer todos os dias na codeBuddy: as meninas estão cada vez mais interessadas em participar desse momento de ouro da tecnologia. Temos alunas geniais como a Carol e a Raíssa, que surpreendem e enchem a gente de orgulho.

Elas também são um ótimo exemplo de representatividade e de potencial para o futuro. A sua filha também gosta de tecnologia? Aqui na codeBuddy a gente transforma esse potencial em projetos, ideias e resultados! Vem conhecer!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

    wpChatIcon