Liderança e empreendedorismo

Adolescentes que estão criando aplicativos para melhorar o mundo

Cadastre-se

E receba conteúdos exclusivos!


Adolescentes que estão criando aplicativos
  • Save

Muitas vezes adolescentes são encorajados a ver esse período da vida com um preparo para o que farão no futuro. São como protótipos, criando habilidades e entendendo como aproveitar seus potenciais rumo ao mundo do trabalho — e eles estão transformando sua realidade criando aplicativos para melhorar o mundo.

De fato, a adolescência é uma fase importante no desenvolvimento da pessoa, um período de descobertas, essencial para o futuro. No entanto, o mundo de desenvolvimento tecnológico tem aberto as portas para adolescentes de todas as partes do globo que podem criar soluções capazes de mudar o planeta já em sua juventude.

Não são poucos os apps revolucionários criados por jovens capazes de entender os problemas do mundo com novos olhos. Adolescentes podem ser muito observadores(as), destemidos(as) e experimentais em suas incursões no desenvolvimento tecnológico.

É por isso que nós da codeBuddy chegamos à conclusão de que é essencial incentivar o aprendizado da tecnologia desde cedo. Afinal, grandes inovações podem estar espalhadas por aí, apenas esperando uma inspiração no momento certo para libertar seu potencial.

Pensando nisso, separamos alguns apps incríveis criados por adolescentes do mundo todo. Confira abaixo!

Adolescentes que estão criando aplicativos para melhorar o mundo
  • Save

4 Snaps

A maioria dos jovens adora jogos, correto? Esse também era o caso de Michael Sayman, um jovem que com apenas 17 anos criou o app 4 Snaps. O sistema do seu jogo transformava fotos que as pessoas tiravam em uma palavra, e que outros jogadores têm que adivinhar.

O app viralizou e Michael foi procurado pelo Facebook, chegando a conhecer Mark Zuckerberg pessoalmente. Michael começou a aprender programação aos 12 anos de idade, demonstrando que não existe faixa etária para a criação!

Com o app, Michael pôde ajudar sua família na crise financeira de 2012.

Bubble Ball e outros jogos
  • Save

Bubble Ball

Continuando na onda dos jogos, temos o Bubble Ball, criado por Robert Nay quando ele tinha apenas 14 anos!
Um jogo altamente divertido, Bubble Ball teve mais de 2 milhões de downloads, rivalizando
com o Angry Birds. O jogo consiste em fazer uma bola azul chegar ao último nível, usando a gravidade e itens.

Adolescentes que estão criando aplicativos para melhorar o mundo
  • Save

Cloud4Cancer

Não é a toa que na codeBuddy gostamos de incentivar a presença das meninas nas aulas de programação e robótica. Elas estão ligadas historicamente à inovação e criação de soluções revolucionárias. Veja o caso de Brittany Wenger. Com apenas 19 anos ela criou um app médico histórico, capaz de ajudar no diagnóstico de câncer de mama. Brittany se inspirou no diagnóstico de uma prima e começou a pesquisar e desenvolver o app.

Por conta de sua invenção, ela ganhou a feira de ciências do Google em 2012! O site oficial, onde é possível fazer o exame (em inglês), pode ser acessado neste link.

Finish
  • Save

Finish

Você já teve problemas com procrastinação? Aquela tendência a deixar para depois o que se pode fazer agora?

Muitos estudantes sofrem desse mal na hora de encarar estudos e tarefas diárias. É por isso que Ryan Orbuch e Michael Hansen, dois jovens de 16 anos, criaram um app chamado Finish. A ideia surgiu justamente no período de provas, quando procuravam um modo de manter tudo em dia para obterem bons resultados.

O app considera que o “tempo é um conceito elástico”, e você pode criar tarefas de diferentes pesos, hierarquizando suas atividades e medindo o tempo utilizado para cada uma.

Não é incrível que dois jovens de 16 anos utilizem a relatividade do tempo para agilizar nossas vidas? Não é a toa que no mês de lançamento o app contou com 16.500 downloads.

Adolescentes que estão criando aplicativos para melhorar o mundo
  • Save

Summly

Nick D’Aloisio criou um sistema capaz de sumariar as principais notícias de sites ao redor do mundo, gerando uma interface que facilita a leitura em celulares. Com seu app, o jovem de 16 anos conseguiu financiamento de um bilionário de Hong Kong e de celebridades, como Ashton Kutcher e Yoko Ono.

Depois de um fenômeno de downloads (mais de um milhão), sua empresa foi comprada pela Yahoo por 30 milhões de dólares. Além disso, Nick se tornou um funcionário da empresa assim que completou seus 18 anos.

EZ School Bus Locator
  • Save

Ez School Bus Locator

Arjun Kumar, um menino indiano com apenas 14 anos, já pensava em como resolver problemas sociais importantes. Ele ganhou um concurso de invenção do MIT em 2012, após criar um app que permite que os pais verifiquem como anda a viagem de seus filhos nos ônibus escolares. Os pais podem verificar se seus filhos estão no ônibus, onde está o veículo e o tempo necessário para chegar em casa.

Arjun, depois do sucesso de sua primeira ideia, ainda criou um app dedicado a melhorar a segurança de mulheres e garotas. Definitivamente, é um menino que tem grandes ideias para ajudar nos problemas sociais!

Adolescentes que estão criando aplicativos para melhorar o mundo
  • Save

Apps feitos por jovens brasileiros

No Brasil, os adolescentes também têm criado grandes apps capazes de mudar a forma como lidamos com problemas cotidianos. Uma das maiores iniciativas para alimentar esse interesse é uma maratona de criação de apps, criada por uma faculdade de tecnologia em São Paulo.

Em 2014, foram mais de 1.600 inscrições — majoritariamente de jovens de ensino médio espalhados pelo país.

O grupo vencedor desse ano foi formado por jovens de diferentes lugares do Brasil, que se conheceram no Facebook por conta de interesses em comum na área de informática. Taí um bom exemplo de como a internet pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades importantes em crianças e adolescentes.

O app vencedor foi Teacch.Me, criado para ajudar no ensino de crianças com autismo. Outros apps que ranquearam no top 10 pretendiam ajudar crianças no aprendizado de matemática, ensinar valores de cidadania com jogos, além de games e programas educativos.

Como podemos ver, o interesse dos jovens por tecnologia pode ser acompanhado pelo desejo de criar soluções para problemas mundiais, que fazem a humanidade sofrer em seus conflitos diários.

E você? Se interessou em ingressar no mundo da inovação tecnológica? Conheça as soluções da codeBuddy e crie aplicativos para melhorar o mundo!