Institucional

Autonomia no aprendizado: o ensino codeBuddy e o empreendedorismo

Cadastre-se

E receba conteúdos exclusivos!


Sim, acreditamos que a época em que vivemos exige uma revisão do modo como as crianças aprendem a interagir e atuar no mundo. Esse crescimento é essencial para que limites sejam ultrapassados, inovações sejam postas em prática e um futuro mais brilhante para as crianças seja possível. Tudo isso começa justamente na autonomia no aprendizado.

Na codeBuddy buscamos unir tudo isso em um modelo de ensino que privilegia a autonomia de nossos alunos diante o aprendizado. Nosso sistema de ensino pode ser visto de vários pontos de vista e sempre apresentará um todo conectado.

Buscamos trabalhar com características naturais da infância, como a curiosidade e a criatividade, utilizando ferramentas de aprendizado lúdicas e trazendo o aprendizado para a prática.

Nesse artigo você entenderá um pouco mais sobre os métodos e aplicações do ensino codeBuddy e a sua relação com o empreendedorismo. Vamos lá?

autonomia no aprendizado
  • Save

A programação de computadores e jogos é nosso carro chefe

Porque a programação de computadores é tão importante nesse processo todo?

Vivemos em um mundo que se enraíza a cada dia em inovações tecnológicas que alteram a forma como interagimos com o mundo. Hoje em dia qualquer empresa precisa de um site, redes sociais, sistemas de cadastramento de clientes, etc.

Além disso, o dia-a-dia das crianças e adolescentes está povoado por gadgets como celulares, computadores e tablets.

Não é a toa que a crescimento do setor da programação e tecnologia da informação tem crescido em ritmo acentuado. Existem fortes indícios de que as profissões do futuro serão rodeadas de inovações tecnológicas.

Quando ensinamos a linguagem de programação não estamos apenas oferecendo o aprendizado de uma espécie de nova linguagem mundial, mas uma ferramenta de autonomia diante a situação tecnológica em que vivemos.

As crianças e adolescentes ao invés de verem-se como meras consumidoras de produtos digitais, como jogos e redes sociais, transformam-se em criadores conscientes e bem preparadas para interagir e até mesmo modificar esse mundo.

É justamente esse olhar ativo e engajado com o mundo digital que ajuda os(as) instrutores(as) da codeBuddy a trabalharem as habilidades empreendedoras de nossos alunos.

Você entende um pouco mais como isso ocorre na seção abaixo.

  • Save

A educação codeBuddy trabalha com projetos práticos e inovadoras

Algumas disciplinas tradicionalmente ensinadas nas escolas sofrem para surtir efeitos nas crianças por conta de seu distanciamento da vida cotidiana das crianças.

Especialmente disciplinas com conteúdo abstrato, como matemática ou física, trabalham com problemas que exigem raciocínio lógico e muito foco. Não à toa, os alunos muitas vezes demonstram dificuldade para absorver os ensinamentos dessas matérias.

Na codeBuddy, trabalhos com projetos práticos, como você pode ver nos resultados do desafio Change The World – Game XP, no qual incentivamos nossos alunos a desenvolverem aplicações tecnológicas com um fundo social ou ecológico.

Ao criarem peças de robótica, jogos de computador, aplicativos ou websites, nossos alunos estão trabalhando seus aprendizados diretamente no mundo real, utilizando a lógica e a matemática para solucionar problemas reconhecíveis no dia-a-dia.

Essa conexão com a realidade muda tudo no aprendizado!

No quesito empreendedorismo, a possibilidade de criar soluções para o mundo é  importantíssima para trabalhar habilidades como solução de problemas, inovação e comunicação.

Se você tem alguma dúvida sobre a importância da tecnologia para o mundo do empreendedorismo, considere o papel que gigantes tecnológicas – como Google e Facebook – possuem na vida cotidiana e no mundo dos negócios. Agora pense que essas empresas um dia foram projetos de baixo orçamento de jovens programadores de computador.

  • Save

Autonomia no aprendizado: entenda a importância dessas palavras no mundo do empreendedorismo

Nossos alunos são incríveis. A gente sabe reconhecer seus potenciais em suas criações, na desenvoltura que demonstram todos os dias ao trabalhar em seus projetos e no modo como surpreendem nossos(as) instrutores(as) superando todas as expectativas.

Essas crianças e adolescentes aproveitam um ambiente e um sistema de ensino preparado cuidadosamente para promover esse tipo de avanço e aplicação de seus potenciais.

É por isso que podemos comprovar os seus potenciais, eles(as) encontram um contexto preparado para que consigam aplicar as suas capacidades.

apresentamos aqui no blog algumas facetas muito importantes de nosso sistema de ensino. Primeiro porque trata-se de um sistema híbrido – que une educação a distância e educação presencial por meio de um sistema tecnológico – segundo porque trabalhamos com um ensino personalizado, em que cada aluno conta com a atenção especial de nossos(as) instrutores(as) que lidam com apenas 6 alunos(as) em cada aula.

É justamente essa autonomia no aprendizado que é capaz de nutrir as habilidades empreendedoras de nossos alunos.

Empreender significa pensar fora da caixa, ter coragem e desenvoltura para arriscar e transformar sonhos em realidade. Muitas vezes, grandes empreendedores(as) precisam compartilhar com as pessoas ideas inovadoras e que precisam ser aceitas para tornarem-se realidade.

A autonomia, nesse sentido, é essencial. Um(a) empreendedor(a) precisa ser capaz de manter se firme diante os obstáculos do caminho ao sucesso, confiando em suas próprias capacidades e abrindo espaço dentro do mundo dos negócios.

  • Save

Como sabemos de tudo isso?

A codeBuddy é em si uma solução para o mundo tecnológico em que vivemos. Foi assim que chegamos a conclusão de que uma forma de ensino que valorizasse a autonomia e habilidades empreendedoras para o sec. XXI.

Foi assim que criamos esse empreendimento do qual somos tão orgulhosos. Unir tecnologia, programação, robótica e empreendedorismo em um sistema de ensino personalizado! Uma imagem brilhante que faz da codeBuddy nosso orgulho.

E quem ganha é você! Queremos oferecer uma aula experimental grátis para que seu filho ou filha possa começar o quanto antes a utilizar a imaginação para inovar e criar um novo mundo.