Blog

6 benefícios da transformação digital na educação

Provavelmente você já ouviu falar em transformação digital, certo? Esse conceito é tendência no mercado e, de uns anos pra cá, tem virado realidade na educação das nossas crianças.

Embora os millennials e a geração Z tivessem muita aptidão para a tecnologia, os mais jovens, da geração Alpha, já estão nascendo imersos no universo digital. Mesmo antes de aprenderem a ler e escrever, já dominam a tecnologia ao seu alcance e criam essas habilidades de forma muito mais rápida.

Paralelamente, o uso da tecnologia na educação infantil se tornou um grande aliado para despertar a atenção e curiosidade das crianças e estimular o desenvolvimento motor e a linguagem.

Por esses e outros motivos que veremos ao longo deste artigo, tornou-se necessária a transformação digital no ambiente escolar.

Continue com a gente e veja os benefícios da transformação digital para a educação do seu filho!

Mesa com pessoas trabalhando em vários computadores

O que é transformação digital?

A transformação digital é um processo de aperfeiçoamento em determinados setores da sociedade e em suas atividades com base na tecnologia. Muito além de aprimorar o que e como era feito anteriormente, a transformação digital é um movimento de mudanças estruturais e culturais.

Na indústria e nos ambientes corporativos, é um assunto constantemente em pauta há alguns anos e diversos segmentos já adotaram essas mudanças. Nas escolas, a transformação digital já teve início, e a tendência é que seja cada vez mais disseminada.

Geração Alpha e a sua ligação com o universo digital

A geração Alpha é formada por indivíduos nascidos a partir de 2010. Os “nativos digitais” têm crescido alternando entre chupetas, brinquedos e toda a tecnologia que os cercam.
De acordo a agência de pesquisas australiana McCrindle, os Alpha são os mais conectados da história, estão mais familiarizados com a informação e comunicação instantâneas do que as gerações anteriores e, desde muito novos, sabem como tirar proveito dessas facilidades no seu dia a dia.

A pesquisa ainda aponta os desafios para educadores e escolas, que estão precisando adaptar essas tecnologias à rotina dos alunos. Entender urgência dessas adequações é essencial para que as crianças, dessa e das próximas gerações, se mantenham interessadas e estimuladas.

Menina sentada à frente de uma mesa de madeira mexendo no tablet

A transformação digital nas escolas

Ao lidar com uma geração que tem a tecnologia correndo nas veias, é dever das escolas desenvolver essas habilidades – descobertas em casa, com família e amigos – também em sala de aula.

No entanto, por mais promissora que seja, a transformação digital ainda sofre a resistência de muitas instituições e gestores de ensino. Com “medo” do novo e do desconhecido, esses tomadores de decisão acabam esquecendo o quanto o mundo – e, consequentemente, as crianças e os alunos – evoluíram.

A transformação digital na educação é capaz de mudar não só a forma como o professor ensina, mas também os processos e como a escola se organiza. Não se trata de trocar os livros, funcionários e professores por computadores, mas de utilizar os recursos oferecidos pelo mundo digital para ensinar de forma alinhada à realidade dos alunos.

Entre incertezas e desafios, uma coisa é certa: é essencial dar início a essas transformações de forma rápida e eficaz. Afinal, o digital é aqui e agora!

Os benefícios da transformação digital na educação

Com a crescente influência do mundo digital, surgiu a necessidade de adotar processos educacionais em níveis cada vez mais personalizados. Assim, um dos maiores benefícios do uso da tecnologia é proporcionar essa adequação à individualidade de cada aluno.

Ao levar a tecnologia para a sala de aula, formamos estudantes capazes de se adequar a mudanças, ter autonomia em seus estudos, e aplicar múltiplas habilidades e conhecimentos.

Veja a seguir 6 benefícios da transformação digital para a educação do seu filho:

Criança apontando para uma tela de computador com programação em blocos

1- Engajar os alunos

Crianças e jovens dão preferência a atividades mais dinâmicas, que possam estimular seus sentidos, criatividade e despertar seu interesse para o aprendizado. Por isso, usar a tecnologia e estar por dentro do mundo digital são ótimas maneiras de captar a atenção, criar uma identificação dos alunos com esses ambientes e torná-los mais engajados nos estudos.

2- Ensino personalizado

Cada aluno tem a sua maneira e tempo de aprender, e isso varia de acordo com históricos escolar e familiar e as condições de ensino à sua disposição. Ao introduzir a tecnologia e metodologias de ensino inovadoras no cotidiano das crianças, como as utilizadas aqui na codeBuddy, é possível tornar o aprendizado mais interessante e contemplar os diferentes tipos de alunos, adequando-se às suas individualidades.

Mão escrevendo em um caderno com um celular ao lado

3- Estudo direcionado

Com a transformação digital, é natural que os alunos tenham acesso a diferentes tipos de conteúdos que podem ser úteis em suas vidas. Esse processo não visa retirar das grades curriculares as matérias tradicionais, mas aproximá-los dos assuntos para os quais tenham mais aptidão.

Dessa forma, é possível ensinar a teoria com exemplos e situações reais e formar alunos muito mais preparados e conscientes do mundo e realidade em que vivem.

Três mãos mexem e apontam para um mesmo notebook sobre uma mesa

4- Desenvolvimento da cidadania

O uso da tecnologia atrelado a métodos de ensino inovadores incentiva o aprendizado e o trabalho em equipe. Inseridas no ambiente escolar, local ideal para trabalhar conceitos de respeito, sociedade e cidadania, essas habilidades promovem o raciocínio lógico e capacitam os alunos para resolverem problemas complexos do seu dia a dia.

5- Prepara para as próximas tecnologias

Estamos cada vez mais conectados, e negar a tecnologia dentro do ambiente escolar é negar a vida das crianças fora dos muros das escolas. Quanto antes trabalhamos em sala de aula as habilidades necessárias para se viver em mundo altamente digitalizado, melhor para o desenvolvimento e o futuro das crianças.

Menina programa em blocos em um computador

6- Forma jovens empreendedores

O setor de desenvolvimento tecnológico está cada vez mais aberto a jovens que podem criar soluções capazes de ajudar a sociedade e mudar o planeta. Em uma fase de descobertas e muitas oportunidades, dominar essas habilidades desde cedo aumenta as possibilidades de seu filho se tornar um jovem empreendedor.

Agende uma aula experimental e veja como podemos ajudar seu filho ou filha a se preparar para o futuro e sair na frente!

< Blog >

Outros artigos

O ensino de tecnologia para crianças e jovens no mundo

Dicas para celebrar a amizade à distância

Empreendedorismo, inovação e o novo normal