Blog

Como ajudamos o Davi a desenvolver uma mentalidade empreendedora

Aqui no blog da codeBuddy, abordamos com frequência as habilidades que o ensino de tecnologia e programação pode ajudar a cultivar em nossos(as) alunos(as). Uma dessas habilidades é a mentalidade empreendedora!

Costumamos dizer que a as crianças possuem uma mentalidade empreendedora que vem “de fábrica”. Afinal, elas podem se tornar muito empolgadas, cheias de energia e extremamente focadas quando estão com a atenção voltada a projetos com os quais se sentem engajadas.

Para você entender bem o impacto desse sistema de educação capaz de formar pequenos empreendedores, nada melhor do que apresentar os resultados com nossos alunos!

É por isso que hoje viemos destacar o caso de Davi, um de nossos brilhantes alunos, que se tornou um precoce adepto ao empreendedorismo digital.

Davi Gouveia

O caso de Davi

Se você assistir ao vídeo de Davi apresentando o pitch de sua startup, a Trade, é possível que fique de boca aberta. Enquanto muitos adultos estão por aí fazendo cursos e mais cursos buscando uma maneira de criar e vender ideias inovadoras, esse menino demonstra uma desenvoltura de dar inveja.

Mas não é só a fala e a incrível apresentação que fazem de Davi um exemplo maravilhoso das potencialidades guardadas na infância. De nada adiantaria a capacidade de falar bem se a ideia não fosse boa, não é mesmo?

Esse definitivamente não é o caso. Mesmo com apenas 16 anos de idade, vemos que Davi soube encontrar um problema maior a ser resolvido: a dificuldade dos prestadores de serviço de divulgarem seus trabalhos e se conectarem com clientes. Davi ainda esbanja propriedade citando índices de desemprego e trabalho informal, visto que tais dados fazem parte do problema que ele buscou resolver com a Trade.

Davi traçou uma solução que fosse capaz de facilitar empresas e clientes a se conectarem de maneira simples e segura. Foi assim que o sistema de cadastro e pesquisa de serviços foi criado. Seu projeto é completo, com linguagem visual, chat entre usuários e classificação das empresas pelos clientes.

A ideia se mostrou ótima! Esse tipo de startup está em grande ascensão no mercado mundial. Veja o caso de empresas como Uber, que ajudam clientes e prestadores de serviço a se comunicarem. O Davi está dentro do jogo e a sua ideia é um empreendimento promissor.

Uma ideia boa para resolver um problema conhecido. Tudo isso ainda foi amarrado com uma execução primorosa. Davi cita as qualidades da experiência do usuário em seu projeto – ou seja, o uso de banco de dados e as funções de chat e rankeamento são um floreio mais do que necessário para destacar o projeto.

O menino pensou em tudo!

Como a codeBuddy ajuda a desenvolver a mentalidade empreendedora dos alunos?

Todas as qualidades que Davi apresentou ao criar um projeto tão instigante para sua startup são trabalhadas no ensino de tecnologia e programação.

Falamos bastante delas em nossos artigos aqui no blog, desde a importância da criatividade até o raciocínio lógico desenvolvido em atividades tecnológicas.

Veja, então, algumas das habilidades da mentalidade empreendedora presentes no ensino de programação:

Resolução de problemas

Um dos principais pontos que observamos no empreendimento de Davi é a capacidade de identificar e solucionar um problema comum.

O aprendizado de programação de computadores passa, necessariamente, pela resolução de problemas. Seja qual for, um app nada mais faz do que nos ajudar a fazer algo. Alguns trabalham para melhorar a comunicação entre as pessoas, outros para ajudar na hora de fazer exercícios, outros para facilitar a locomoção ou, como no caso de Davi, para permitir maior dinâmica e facilidade no mercado de bens e serviços.

Assim, o ensino de programação passa pela habilidade de solucionar problemas maiores. Mas isso não para por aí!

Uma das maiores qualidades do aprendizado de programação como didática é ensinar as crianças a aprenderem com os erros ao invés de sentirem-se fracassadas ou tristes. Afinal, um erro em um programa nada mais é do que um desafio a ser superado.

Qualquer biografia de empresários(as) bem sucedidos(as) irá trazer episódios em que foi preciso transformar uma situação difícil em uma oportunidade para o sucesso.

A programação ajuda a encontrar esses problemas e oferece uma ferramenta para resolvê-los. Assim, a criança entende que um obstáculo é uma oportunidade para aprender e inovar e não desistir. Essa é uma grande força motriz no desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora.

Criatividade

A criatividade é uma qualidade essencial no empreendedorismo. Inovar significa “pensar fora da caixa”, traçar novos caminhos, aproveitando as características do caminho.

O ensino de programação ajuda desenvolver essa habilidade muito presente nos jovens!

Isso ocorre porque uma ferramenta de possibilidades inimagináveis é entregue em suas mãos para que resultados incríveis possam ocorrer. A sensação de que é possível criar e colocar uma ideia no mundo é irresistível para as crianças.

Existem alunos que se interessam em produzir jogos ou apps relacionados a questões sociais, como já apresentamos aqui e, assim, conduzem experimentos incríveis. Dessa maneira, melhoram as habilidades matemáticas em grandes passos. Outros, como o Davi, direcionam suas atenções para o mundo profissional e demonstram uma grande capacidade para o mundo dos negócios.

Independentemente da área que a criança goste mais, a programação pode oferecer um terreno fértil para que o futuro seja plantado.

Eloquência e habilidades sociais

Pode parecer difícil imaginar que o ensino de programação de computadores possa ajudar em habilidades comunicacionais.

No entanto, nosso sistema de ensino permite que os alunos superem inseguranças e mantenham um contato próximo com professores e colegas, de uma forma que todos aprendam em conjunto.

A atmosfera criativa, além disso, incentiva que os alunos interajam para ajudarem mutuamente, ao invés de competindo.

Somos testemunhas de que, quando as crianças sentem-se bem sucedidas com seus projetos, a alegria e o entusiasmo fazem com que se tornem grandes comunicadoras. Dessa maneira, no futuro isso pode significar que esses jovens se tornarão grandes líderes, capazes de manter a calma em situações complexas e de inspirar as outras pessoas a se tornarem mais criativas.

Com resultados como a startup de Davi, vemos, portanto, que a empolgação e o conhecimento são ótimos incentivos para uma fala bem feita e bem articulada.

Um ensino para o futuro

Esses exemplos são apenas algumas das qualidades envolvidas na mentalidade empreendedora. Naturalmente, elas se unem para gerar confiança, criatividade e uma criança capaz de se tornar um grande profissional no futuro.

Conheça os cursos da codeBuddy ou entenda melhor como funciona nosso sistema de ensino!

< Blog >

Outros artigos

6 benefícios da transformação digital na educação

5 consequências positivas da pandemia para a educação

Eduscrum: a aplicação de metodologia ágil em sala de aula