Ir para o conteúdo

Como as metodologias de ensino inovadoras abordam o aprendizado

O ensino é uma das atividades mais importantes da nossa sociedade. Podemos considerar que todas as culturas educam suas crianças e adolescentes para  criarem soluções para melhorar a vida e o coletivo.

Em mundo em constante transformação, a educação deve estar em adaptação para dar conta de gerar cidadãos mais completos e felizes.

Nos últimos anos, vimos nosso mundo mudar muito, especialmente por conta do desenvolvimento tecnológico, que gerou, ao mesmo tempo, novas demandas e novas possibilidades de ensino.

Na codeBuddy, aplicamos diversas metodologias de ensino inovadoras para trazer aos nossos alunos o que há de mais avançado para o aprendizado de tecnologia.

Nesse artigo você entende um pouco mais das principais metodologias inovadoras que estão fazendo a diferença e prometendo um futuro brilhante para muitas delas.

A metodologia STEAM e as artes como facilitadoras do engajamento dos alunos

A metodologia STEAM busca unir o ensino de disciplinas exatas – ciências, tecnologia, engenharia e matemática – com a expansão da criatividade proposta pelas artes.

Essa é uma das maiores tendências educacionais a nível global por conta de seu foco no todo. Ao invés de aprenderem cada área de maneira isolada, os(as) alunos desenvolvem projetos divertidos e criativos, que unem a performatividade das artes com a criação de soluções e a resolução de problemas.

Na codeBuddy, aplicamos a metodologia STEAM de diversas formas. No ensino de programação, por exemplo, nossos alunos e alunas são levados(as) a criarem projetos que condizem com suas preocupações pessoais e sociais. Um jogo, app ou site é criado com um fim em mente. Dê uma olhada em alguns dos projetos de nossos alunos para ter uma ideia.

Ao trabalharem com um foco especial em mente, a teoria de disciplinas como a matemática deixa de ser um saber abstrato e transforma-se em uma ferramenta prática para atingir os objetivos.

É por isso que obtemos ótimos resultados quando o assunto é ajudar alunos(as) com potencial incrível a desenvolverem habilidades lógicas e críticas.

O uso da metodologia STEAM também ajuda a desenvolver habilidades empreendedoras importantes. Um(a) líder precisa trabalhar em si a capacidade de comunicação, desenvoltura e linguagem corporal. É por isso que a metodologia STEAM trabalha com música, dança e outras performances corporais.

As artes trabalham o “pensamento fora da caixa”. Isso significa que os conteúdos ensinados não são vistos como verdades duras, mas como ferramentas para que problemas sejam resolvidos de maneiras inesperadas.

Essa versatilidade e abertura é muito importante quando pensamos na tarefa de educar crianças que se transformem em adultos engajados com os problemas do mundo como um todo, com uma veia criativa e inovadora.

Ensino personalizado

O ensino personalizado é uma resposta a um problema clássico do ensino tradicional: como os professores podem dar atenção ao ritmo de aprendizado característico de cada aluno(a) sem perder de vista a transferência de conteúdo para toda a turma.

Nesse sentido, a tecnologia veio para contribuir, já que ferramentas interativas de aprendizado podem dar aos alunos maior autonomia, dando espaço para que professores(as) e instrutores(as) possam trabalhar diretamente com cada criança ou adolescente.

Na codeBuddy, nos orgulhamos de dizer que em cada uma de nossas aulas são como 6 aulas simultâneas. Nosso sistema de ensino conta com uma plataforma digital que permite aos alunos acessarem os conteúdos importantes e avançarem cada qual em seu ritmo.

Assim, nossos(as) instrutores(as) podem circular e ajudar em problemas específicos. Eles(as) são facilitadores do aprendizado em um ensino que é centrado na experiência do estudante.

O ensino personalizado é especialmente benéfico para retirar da edução qualquer insegurança dos(as) alunos(as) quanto às suas dificuldades de aprendizado. O resultado é maior flexibilidade e liberdade no aprendizado.

Gamificação aplicada à educação

Gamificação é a forma como denominamos o uso de lógicas e dinâmicas provenientes do mundo dos games, mas aplicadas em outros contextos, como em aplicativos, estratégias de produtividade em empresas e no universo educacional.

Essa metodologia está sendo aplicada em classes de aulas de diferentes formas ao redor do mundo. Nossos alunos absorvem grande parte do conteúdo das aulas por meio de vídeos e atividades disponíveis em nossa plataforma digital, a Gamebuddy.

As aulas são como fases de um jogo e nossos alunos podem criar um personagem com o qual vão passar por desafios, ganhar pontos e liberar novos conteúdos. A ementa do curso é vista como um mapa da aventura e novos assuntos são desbloqueados com novos mundos a serem explorados.

Ensino híbrido e ensino a distância

Na medida em que as tecnologias móveis vão tomando maior influência, o ensino online começa a ficar cada vez mais forte.

Em nosso sistema de ensino, utilizamos um modelo de ensino híbrido, que mescla ensino presencial e a distância. Isso significa que nossos(as) alunos(as) aprendem por meio de nossa plataforma, a gameBuddy, tanto dentro quanto fora de sala de aula.

Dentro das aulas, o uso da plataforma é justamente o que possibilita que o ensino seja a cada dia mais personalizado e autônomo. O gameBuddy é desenhado com táticas de gamificação, que transformam a apreensão de conteúdo em uma tarefa lúdica e engajante. Ao mesmo tempo, os(as) professores(as) podem circular pela sala e auxiliar nas tarefas.

O dispositivo pode ser utilizado em casa, com acesso à vídeos, textos, exercícios e espaços interativos nos quais é possível dialogar com a turma ou com os(as) professores.

Como você pode notar, o mundo da educação está em plena transformação e, aqui na codeBuddy, estamos com o radar ligado para detectar quais delas são as melhores para a educação de seu filho ou filha. Vem conhecer a gente, agende uma aula experimental!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

    wpChatIcon