Institucional

Conheça 6 benefícios do ensino de robótica para crianças

Cadastre-se

E receba conteúdos exclusivos!


Para quem acompanha o blog da codeBuddy não há surpresa, abordamos frequentemente a respeito da importância crescente da tecnologia em nosso mundo e da entrada cada vez maior dessa realidade no mundo da educação.

Seja por meio do ensino de programação, do uso de jogos ou mesmo quando pensamos no empreendedorismo contemporâneo, o ensino de tecnologia passou a ser uma disciplina capaz de ajudar no desenvolvimento de saberes que envolvem matemática, raciocínio lógico, ciências e até liderança.

O ensino de robótica é capaz de unir todos esses fatores em uma didática engajante e divertida. Além disso, o mundo da robótica tem crescido imensamente com o mercado de drones e outros mecanismos automatizados.

Aprender robótica significa que até crianças entre 6 e 10 anos poderão dar seus primeiros passos para superar o medo da matemática ou de disciplinas de exatas sem nem perceberem que não estão apenas brincando.

Dizemos isso inspirados em nossos alunos aqui na codeBuddy, que demonstram-se verdadeiramente apaixonados pelos resultados de seus projetos de robótica.

Para quem quer entender mais sobre a importância do ensino de robótica, separamos essa lista com os 6 benefícios mais importantes do ensino de robótica.

  • Save

A robótica ajuda no aprendizado da programação de computadores

É um fato que nosso mundo está a cada dia mais “computadorizado”. Digamos que todas as grandes áreas que movimentam a economia estão diretamente ligadas a programas e apps capazes de analisar e interpretar dados.

O mundo das finanças, por exemplo, precisa de programas capazes de gerar previsões de investimentos. O marketing, que antes trabalhava com TVs e rádios, hoje precisa lidar com dados de redes sociais e canais de busca. Podemos seguir nessa linha e dar vários exemplos da importância que a linguagem de programação tem em nosso mundo…

Mas o que queremos salientar nesse momento é o modo como a robótica ajuda a desenvolver as habilidades de um(a) excelente programador(a) de computadores.

A robótica é capaz de gerar uma demonstração real e facilmente entendível do que está dando certo ou errado em um programa. É uma passagem incrivelmente didática e interessante entre o mundo virtual e o real.

Ademais, uma criança que tenha aprendido robótica desde cedo obterá uma vantagem incrível no futuro em qualquer área relacionada a tecnologia.

  • Save

A robótica pode tornar-se uma paixão

O medo de errar e a dificuldade natural de alguns temas pode afastar muitas crianças de disciplinas que envolvam matemática ou ciências. Além deste receio, a educação tradicional, que utiliza aulas expositivas e problemas abstratos, pode piorar a situação do aluno(a) nessas áreas fundamentais.

O ensino de robótica pode ajudar a criança a desenvolver um verdadeiro prazer ao praticar atividades que envolvem habilidades de engenharia e matemática. Os(as) estudantes divertem-se muito em projetos de robótica e percebemos em nossas aulas que a vontade de fazer dar certo alimenta muito mais o espírito do trabalho em grupo do que a competição entre as crianças.

  • Save

O aprendizado de robótica ajuda a criança a ficar mais confiante

Um grande remédio para a falta de motivação é justamente a empolgação com um projeto realmente interessante.

Quando estão construindo um robô as crianças querem verdadeiramente que seus projetos deem certo. Assim, buscar solucionar problemas complexos e inovar acaba tornando-se uma atividade focada e produtiva.

Todo esse esforço motivado irá facilitar muito a vida da criança em disciplinas complexas e ajudará a desenvolver uma autoconfiança que durará a vida toda.

  • Save

O ensino de robótica ajuda a desenvolver o pensamento computacional

Chamamos de “pensamento computacional” a habilidade de uma pessoa conseguir “pensar como um computador”.

Uma das características de um robô é que ele precisa ser programado com instruções exatas. Isso significa que cada atividade que o robô precisar realizar deverá ser quebrada em passos lógicos e muito bem definidos.

O aprendizado desse tipo de raciocínio ajuda incrivelmente no desenvolvimento de habilidades cognitivas, como o pensamento sequencial.

Esse tipo de habilidade não é útil apenas para a aplicação no mundo da tecnologia. O pensamento computacional significa encontrar as melhores soluções para problemas complexos de maneira concentrada e eficaz. Isso pode ajudar a criança a lidar com, basicamente, qualquer área em sua vida.

  • Save

A robótica contribui para o envolvimento da criança com a comunidade

Muitos projetos envolvidos no ensino de robótica não são apenas exercícios para ganhar nota ou aprender alguma nova habilidade. Desde os graus mais básicos do aprendizado as crianças podem ser encorajadas a desenvolverem soluções para problemas reais.

De fato, as crianças são naturalmente criativas e capazes de enxergar questões que envolvem os adultos de maneiras inovadoras.

Quando pensamos no mundo da robótica, os projetos desenvolvidos podem ser uma forma das crianças aprenderem que podem inspirar outras pessoas por meio de suas ações. A participação em eventos ajuda a criar o gosto por esse tipo de expressividade muito bem vista em futuros líderes.

Projetos de robótica podem ser apresentados em feiras de tecnologia, museus ou eventos como o desafio Change the World – Game Xp, promovido pela codeBuddy.

Até mesmo adultos ao verem um robô são capazes de pensar “eu nunca seria capaz de fazer isso”. Quando uma criança começa a mostrar para a outra como fez seu próprio robô ou game, ela está mandando uma mensagem poderosa que diz “nós podemos fazer qualquer coisa!”

  • Save

Trabalho em equipe e liderança

Nem todos os alunos(as) que aprendem robótica irão necessariamente seguir uma carreira no ramo. Porém, podemos dizer que as habilidades aprendidas com a robótica serão úteis em qualquer ramo.

Para fazer um robô movimentar-se e agir como o esperado o trabalho em equipe é essencial. Os(as) alunos(as) aprendem encontrarem erros e desenvolverem soluções em conjunto.

Na codeBuddy esse processo ainda é salientado por nossa metodologia de ensino personalizado, criada para garantir a autonomia das crianças em seus aprendizados.

Em suma, o aprendizado de robótica é uma maneira divertida, engajante e capaz de desenvolver habilidades importantes para qualquer criança que esteja crescendo e vivendo em meio a era tecnológica em que vivemos. 
Quer conhecer esse mundo de perto? Agende uma aula experimental e descubra a codeBuddy!