Ir para o conteúdo

Desafios que nossos alunos estão fazendo em casa para combater o COVID-19

Nossos alunos estão cheios de atividades nessa quarentena! Veja como eles podem ajudar diminuir a proliferação e combater o Covid-19, deixando de lado a sensação de impotência diante de uma situação muito maior do que a gente.

Estamos aproveitando para demonstrar que nossos alunos podem, sim, mudar o mundo. Essa é uma abordagem comum aqui na codeBuddy, onde já utilizamos frequentemente nossos projetos para engajar as crianças e adolescentes em assuntos de importância ecológica e social

De fato, a educação tecnológica tem um papel fundamental na forma como o futuro de nossa sociedade será moldado. As crianças de hoje levarão a cabo as inovações de um mundo onde a tecnologia fará parte de todas as áreas da sociedade. É um processo que estamos assistindo desde agora, crescendo e se complexificando. 

Não é a toa que Bill Gates disse, em um longo ensaio a respeito do Coronavírus, que a inovação  será extremamente importante em um mundo pós-covid 19. 

Por isso, nessa quarentena, propusemos algumas missões para nossos alunos que são divertidas, fáceis de engajar toda a família e que podem ajudar a conter um pouco da expansão desse vírus que está virando o mundo de cabeça para baixo. Confira a seguir desafios que nossos alunos estão cumprindo em casa para combater o COVID-19!

Utilizando a tecnologia para conscientizar: missões codeBuddy

Nossos alunos continuam aprendendo a programar, a criar projetos e a inovar nessa quarentena. Mas desta vez o tema envolve conscientizar e divulgar informações que podem ajudar as pessoas a se protegerem do coronavírus. 

Veja abaixo o exemplo do Henrique. O aluno da codeBuddy Petrópolis criou um game educativo e totalmente didático para ajudar as pessoas a entenderem o que acontece quando você resolve sair de casa desprotegido(a) e desrespeitando o isolamento social. Você, basicamente, é capaz de contaminar o “mundo todo”.

Essas palavras parecem exageradas, mas não foi isso mesmo que aconteceu? Afinal, em poucos meses, o vírus se espalhou pelo mundo no contato de pessoa com pessoa, ultrapassando fronteiras e continentes. Cada pequena interação é relevante nesse contexto. 

Por outro lado, se um vírus pode se espalhar tão rápido, a informação e os bons hábitos também podem! Henrique está de parabéns por contribuir para ajudar seu círculo de familiares e amigos a se protegerem do vírus e a espalhar informações sobre proteção e consciência.

O Pedro, também aluno da codeBuddy Petrópolis, mostra que está até empolgado com tudo o que pode aprender nessa quarentena em casa! Mas, é claro, não sem a preocupação de trazer um trabalho visual que demonstra o impacto da circulação de pessoas contaminadas. 

A regra é simples: ficando em casa, você evita contaminar-se e também contaminar as pessoas que mais ama. 

É claro que todo esse trabalho é feito com a ajuda e a inspiração dos instrutores da codeBuddy, que estão engajados em manter um contato próximo com os alunos, ainda que a distância. 

O Gabriel, um instrutor codeBuddy de Porto Alegre, está empolgado com a ideia de criar soluções para problemas reais e inspirar seus alunos. Com um sistema simples, preparou um mecanismo que libera álcool gel para as mãos sem precisar tocar a embalagem, diminuindo, assim, as chances de contágio! Veja como funciona: 

A solução é importante para quem ainda precisa sair de casa, seja para trabalhar ou para fazer compras essenciais, já que o cuidado com a higiene é essencial. 

O projeto de Gabriel pode ser uma solução comum para diversos estabelecimentos durante a pandemia e até fazer parte de um mundo pós COVID-19, visto que, como salientou Bill Gates, iremos encontrar funções tecnológicas que não esperávamos.

Falando nisso, já pensou como a codeBuddy consegue manter um engajamento tão forte com os alunos mesmo em tempos de quarentena?

A codeBuddy está sempre buscando pensar um passo à frente

Em plena pandemia, alguns fenômenos que estavam em ascensão, como o trabalho home office e o ensino a distância, tomaram uma amplitude inédita. Desse modo, as empresas que já estavam buscando a atualização tecnológica acabaram adaptando suas operações para o modelo de quarentena com mais facilidade.

Na codeBuddy, acreditamos que a tecnologia pode trazer mudanças positivas para o mundo da educação, possibilitando mais autonomia no aprendizado de nossos alunos. 

É por isso que apostamos no ensino híbrido como método pedagógico. O ensino híbrido mistura a aulas presenciais tradicionais e o ensino à distância, com a ajuda de uma plataforma de ensino gamificada e disponível 24 horas para o acesso dos alunos. 

Dessa forma, nossos(as) instrutores(as) podem dar atenção personalizada para os(as) alunos(as), que aprendem também na GameBuddy, nossa plataforma interativa. A mesma plataforma é acessada de casa para missões, desafios e lições que nossos alunos fazem a distância, sempre com o amparo dos(as) instrutores(as), que também interagem no mundo virtual.

É por isso que o ensino codeBuddy continua de vento em popa em plena quarentena, gerando atividades que podem ser boas para a família toda, engajando pais e filhos em um uso positivo da tecnologia. 

Dê uma olhada no depoimento do Theo:

Você não imagina nosso orgulho em ver um aluno empolgado desta forma com nossas aulas virtuais em um período tão delicado como esse que vivemos.
Esses são alguns motivos pelos quais nossos alunos adoram estudar na codeBuddy! Nossa escola está preocupada em dialogar com seus mundos e trazer seus interesses para o mundo codeBuddy.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*