Blog

Dicas para aumentar a criatividade

Postado em 26 de setembro de 2017 - por codeBuddy

Segundo o dicionário, criatividade significa “originalidade; qualidade de quem tem capacidade, inteligência e talento para criar e inventar na área em que atua”. Agora ficou fácil entender por que aumentar a criatividade é tão importante, não é?

Em outras palavras, é possível ser criativo tanto nas artes visuais quanto na matemática ou no raciocínio lógico. E é isso que nos faz avançar em direção a novas soluções para problemas antigos.

Muitas vezes ela parte do “e se”. E se em vez de fazermos as coisas da forma como sempre fizemos, optarmos por um caminho diferente? O que nunca foi feito está aí para ser testado, adaptado e executado.

Por isso, selecionamos algumas dicas para quem quer sair da rotina e pensar diferente. Acompanha só:

1. Mude o foco

expandir a criatividade fica fácil quando mudamos o foco

A primeira atitude é ver tudo sob outro ponto de vista — mas sem pressão! Não é necessário ter boas ideias todos os dias ou se sentir inspirado de forma rotineira. Na verdade, quanto mais naturalmente deixarmos as situações fluírem, melhor.

Experimente prestar atenção aos detalhes quando fizer o mesmo caminho que faz todos os dias. Observe aquela igreja que você já viu tantas vezes que parece sem graça, preste atenção às inconstâncias da calçada, e note como uma criança (quem sabe a sua!) fica satisfeita com pouco.

A técnica parece simples demais, porém é justamente ela que nos faz desconectar da pressão de criar algo significativo e perceber o que passa desapercebido.

Não à toa Albert Einstein largava tudo e se rendia às atividades rotineiras quando não conseguia resolver uma equação ou provar alguma de suas teorias. Mudar o cenário faz maravilhas à nossa mente!

2. Ande sempre com papel e caneta

treine sua criatividade ao escrever ideias soltas no papel

Sabe quando você está indo almoçar e tem aquela ideia incrível? Ou quando você para no sinal e se questiona: “por que nunca fizeram algo assim?”

Andar com papel e caneta é ponto chave para não deixar boas ideias escaparem. A criatividade não vem com hora marcada e, se deixada para depois, perde o timing e permite que deixemos nossos julgamentos tomarem conta das iniciativas.

Anote absolutamente tudo que pensar de diferente no papel. Algumas ideias poderão fazer você rir depois, mas outras com certeza valerão a pena explorar.

Aliás, estimule seu filho a fazer o mesmo. Ouça suas ideias e, não importa o quão ridículas elas possam parecer, instigue-o a pensar mais e ir além por meio de elogios e frases como “eu realmente nunca tinha visto as coisas dessa forma!”.

3. Sonhe

 sonhe alto e sonhe grande para expandir a criatividade

Ah, os adultos. Acostumados à rotina, preocupados em pagar as contas, tentando encaixar todas as atividades em 24 horas (sendo pelo menos 8 de sono se formos otimistas) e sempre ocupados demais, deixando os sonhos para depois.

Mas quando foi que aprendemos que há data limite para ele? Só até os 25 anos podemos sonhar? Aqui a ideia é fazer o movimento contrário: permita-se imaginar o que você gostaria, sem filtrar a informação de acordo com a possibilidade real de atingi-la ou não.

Sonhe alto e grande. Sinta o ânimo e a esperança te moverem em direção a novos caminhos. Esqueça o filtro, deixe as metas e objetivos para depois. Feche os olhos e se permita sentir.

Inclusive, sonhe junto com seus filhos e cultivem juntos esses sentimentos bons, pois eles mantêm o caminho aberto para que a criatividade flua livremente, de forma espontânea.

4. Questionamento como forma de aumentar a criatividade

Sabe aquela fase de perguntas das crianças? Quando tudo precisa de um motivo e o “por quê?” é tão comum que nós, adultos, às vezes ficamos sem resposta.

Aceite isso e experimente voltar um pouco no tempo e fazer o mesmo. As perguntas servem para nos ajudar a compreender o significado das coisas e o impacto delas em nossas vidas.

Deixe de aceitar as pequenas verdades que chegam por WhatsApp e, mais uma vez, pergunte. Entenda. Explore. Pesquise. Não é para menos que as fake news ganharam tanta força: temos tanto a fazer que sentimos preguiça de confirmar informações que chegam daqueles em quem confiamos.

Entretanto, faça diferente. Verifique e não deixe a criatividade se perder. É respondendo os porquês que nos deparamos com novos (e incríveis) significados. Em suma, saia da zona de conforto!

A criatividade traz benefícios para todos os setores da nossa vida. Então, está esperando o que para reacender essa chama dentro de você?

5. Aumentar a criatividade por meio da programação

A programação é uma ótima solução para unir a criatividade à resolução de problemas. Na codeBuddy, incentivamos que nossos alunos aprendam a criar seus próprios jogos e entendam a linguagem por trás da tecnologia que nos rodeia no dia a dia.

A programação é, em si, uma atividade que trabalha com a solução de problemas de maneira criativa. Isso porque os erros e bugs são vistos como uma comunicação com o programa, mais do que um sinal de falha. Aprender com os erros para criar soluções é uma das habilidades mais valorizadas por empresas nos dias de hoje.


ebook mercado de trabalho

< Blog >

Outros artigos

3 projetos tecnológicos de jovens para mudar o mundo

A Inteligência Emocional Digital e suas competências

A Inteligência Emocional na infância e o papel da escola