Institucional

Dicas para o seu filho aprender a programar sem sair de casa

Cadastre-se

E receba conteúdos exclusivos!


A tecnologia é parte essencial da vida contemporânea e a linguagem de programação é, literalmente, a base da maioria das soluções e inovações que mudam nosso mundo.

Mas você sabia que é possível aprender a programar em casa? Nesse artigo vamos explicar como realizar essa façanha.

Aprender a linguagem de programação significa embarcar em um mundo novo, com sua própria lógica. É um tópico de aprendizado bastante extenso, com muitas camadas de conteúdo. Porém, o ingrediente básico para o entendimento da linguagem de programação é, sem dúvida, a vontade de aprender e de desenvolver soluções para desafios da vida cotidiana.

A boa notícia é que existem uma série de ricos recursos disponíveis para aprender a programar em casa, e muitos deles são gratuitos ou baratos. Iremos apresentar uma lista desses sites e aplicações mais abaixo neste artigo, mas antes, que tal repassar alguns passos importantes na hora de encarar o aprendizado de linguagem de programação?

Como aprender a programar em casa?

Separamos abaixo dois passos fundamentais para organizar a vida de quem quer aprender a programar em casa.

  • Save

1) Entender o motivo para o qual aprender a programar e criar um objetivo

Aqui na codeBuddy trabalhamos com a educação tecnológica para crianças e adolescentes. Nesse contexto de aprendizados múltiplos, descobrimos a importância de um foco e um objetivo para o aprendizado.

Podemos dizer que linguagem de programação é um meio, uma ferramenta, pela qual podemos interagir com a tecnologia de uma forma prática. É assim que grandes desafios da humanidade são resolvidos e revoluções em nossa forma de viver acontecem. Dê uma olhada nos resultados de nosso desafio Change The World – Game XP para ver o potencial criativo dos(as) pequenos(as).

Assim, na hora de aprender a programar é legal traçar um projeto. Metas como criar um APP para ajudar um problema comum, criar um jogo de celular ou criar um website, são boas opções para impulsionar o engajamento com a linguagem de programação.

Não importa a intenção, o importante é traçar uma meta e aprender as ferramentas para chegar nesse objetivo.

  • Save

2) Escolher uma linguagem de programação adequada para seu objetivo

Mais do que criar uma motivação para o aprendizado da programação em casa, traçar um projeto ou objetivo é uma descobrir qual linguagem deverá ser compreendida, de acordo com seu objetivo pré-definido.

 Quando pensamos em linguagens de programação, não existe um modo de definirmos exatamente uma “melhor” do que a outra. Porém, existem algumas que são muito mais simples de aprender para um usuário inexperiente. CSS e HTML são exemplos de algumas das linguagens mais simples para acessar esse mundo. No entanto, elas serão suficientes apenas para criar sites básicos.

Para alguém que quer produzir sites mais complexos, linguagens como Javascript, PHP ou Python são as mais usadas.

A situação muda mais uma vez caso  você queira produzir aplicativos para iOS ou Android, nas quais linguagens como Java, Kotlin ou Swift são usadas.

Como você está vendo, esse é um universo amplo e com muitas opções que vão depender da abordagem escolhida. 
Mas não se espante! A codeBuddy quer facilitar o aprendizado de programação de seu filho e separamos abaixo uma lista com as principais ferramentas gratuitas e simplificadas para aprender programação em casa. Aproveite!

Ferramentas online para aprender programação em casa

Nada como programadores ajudando a ampliar e dinamizar o ensino de tecnologia! Essas ferramentas gratuitas foram pensadas para ajudar o entendimento intuitivo da linguagem de programação. Dê uma olhada.

  • Save

Code.org

A code.org é uma ONG internacional, dedicada a expandir o acesso de múltiplas pessoas à linguagem de programação e ciência da computação em geral. Essa é uma das soluções para aprendizado caseira de programação mais famosa mundialmente.

A code.org, além disso, age com o intuito de aumentar a presença de estudantes do sexo feminino  e de minorias que, normalmente, não são presença comum no quadro de funcionários de multinacionais tecnológicas.

Os tutoriais de uma hora são criados em mais de 45 línguas e apresentam abordagens múltiplas para o aprendizado de programação!

  • Save

 Codecombat

Aqui na codeBuddy utilizamos a gamificação em todas as fases do ensino tecnológico.

A ideia de usar a lógica dos games para o ensino tem crescido nas escolas do mundo e seu uso para o ensino de programação é simplesmente ideal.

O site codecombat tratou de unir aprendizado e diversão em um jogo especialmente formulado para o aprendizado de programação. O jogador vai preenchendo os códigos e vendo os resultados em tempo real nos movimentos e opções de seu personagem.

Simplesmente incrível e ideal para crianças que gostam de games darem um passo a mais em direção à criação de seus próprios projetos.

  • Save

Tynker

A programação é uma maneira maravilhosa de dar asas à criatividade e criar soluções para o mundo.

O site Tynker é uma plataforma de ensino de programação dedicada especialmente para crianças. Milhões já aprenderam a programar em seus cursos digitais desenhados desde o básico – para crianças entre 4 – 7 anos de idade – até a programação avançada em JavaScript e Python para maiores de 13 anos.

O único contra do Tynker é que a plataforma é paga, com preços iniciando em 7 U$$. Ainda assim, desafios envolvendo a Nasa e o sistema eficaz de ensino podem fazer valer a pena.

  • Save

CodeMonkey 

Esse é uma espécie de game disponibilizado pela Microsoft. A ideia aqui é ensinar as crianças a desenvolverem o conhecimento e a aplicação da linguagem de programação.

O programa é “gratuito para testar” com 14 dias de uso gratuito!

codeBuddy!

Imagine um ensino híbrido de programação. Um sistema com materiais e desafios online, para aprender no conforto da casa, mas também com instrutores e uma comunidade de aprendizado localizada fisicamente?

Essa é a idéia da codeBuddy. Nosso sistema de ensino personalizado oferece o melhor da educação a distância em conjunção com todo o apoio da educação presencial.

Nosso sistema permite que o aprendizado teórico seja aplicado na prática, por meio de projetos e desafios que incentivam a criação e apresentação de soluções inovadoras.

Aprender programação na codeBuddy não é apenas divertido, como muito eficaz! Conheça nossos cursos!