Blog

Educação criativa: o que é e quais são os seus benefícios?

Postado em 1 de março de 2021 - por codeBuddy

Se você quer ficar por dentro de um tema que vai fazer muita diferença na vida do seu filho, está no lugar certo. Quais são os benefícios da educação criativa? Inserir a criatividade na educação tem papel formador de características na infância e juventude? Qual é o impacto disso por toda a vida? A criatividade desenvolve as soft skills (habilidades para bem se relacionar e interagir com os outros), tão requisitadas atualmente pelo mercado de trabalho e pela sociedade em geral! Continue com a gente, pois reservamos muitas dicas interessantes neste post. Pronto para a leitura? 😉

Por que cultivar a educação criativa?

Os maiores nomes da educação e da psicologia são unânimes em afirmar que o processo criativo na educação tem a força de construir as convicções e a relação que a criança tem e terá com o mundo, as pessoas. Isso torna importante entender por que a educação criativa é um forte fator de sucesso e que certamente impactará positivamente toda a vida do seu filho.

Estamos em um mundo que exige flexibilidade, criatividade e inovação, e a educação criativa tem um papel de formadora dessas características e das habilidades de relacionamento e interação com as pessoas e com o mundo – especialmente quando aplicada durante a infância e a juventude. 

A criatividade não é apenas uma característica interessante na personalidade humana. Um dos maiores pesquisadores desse tema, o psicanalista Donald Woods Winnicott (*1896 – †1971), afirma que a criatividade é um fundamento da existência saudável, elevando a característica ao status do sentimento de estar vivo e à percepção da própria existência.

Em palavras simples, pode-se dizer que a criatividade na educação forma o indivíduo, o qual é muito importante durante a infância e a juventude, já que são as primeiras etapas de construção da identidade. Essa fase inicial da vida é a mais adequada para se utilizar a força inata da criatividade do seu filho na educação dele. Mas você sabe como fazer isso?

uma pessoa curiosa pensando

Comece inserindo o lúdico

É importante inserir o lúdico na educação, pois atividades como jogos e outros incentivos criativos trazem conforto para crianças e jovens. Sentindo-se seguros, eles são capazes de expressar-se melhor e aprender com as novas oportunidades experimentadas durante as atividades.

O ambiente rico em educação criativa é fértil para uma melhor compreensão daquilo que se aprende. Perceber, apreender e compreender são palavras-chave nesse processo de moldar o raciocínio para desenvolver o senso crítico em relação a si, aos outros e ao mundo. Explorar a criatividade é fundamental para o desenvolvimento de uma postura autônoma e para a compreensão da interdependência entre as pessoas na vida.

Também há outros benefícios: experimentando por meio de atividades lúdicas responsáveis, a criança aprende a reconhecer os potenciais e limites do seu próprio corpo, além de treinar como manifestar sentimentos e pensamentos de forma inteligente. Assim elas vão se reconhecendo e, também, ao outro.

criança aprendendo no computador

A criatividade na educação contribui na relação entre pais e filhos

Você pode inserir a criatividade na educação de seus filhos. Mais do que isso, pode selecionar escolas e profissionais habilitados e com experiência nessa prática. Aqui na codeBuddy, por exemplo, nós temos a criatividade como fundamento da nossa metodologia. Para compreender melhor como trabalhamos, leia o nosso artigo “7 diferenciais da metodologia de ensino codeBuddy”. Você vai gostar!

Ainda mais importante nessa jornada é ter a certeza de que os benefícios, ao inserir a criatividade no dia a dia do seu filho, são, em especial, o fortalecimento das virtudes e habilidades, verdadeiros pilares das competências de seu filho. E não para por aí: vejamos um pouco mais do que a inserção da criatividade, desde cedo, na educação do seu filho, pode proporcionar.

– Aumento da curiosidade, confiança, atenção e habilidade em captar informações.

– Desenvolvimento do equilíbrio das emoções, redução da ansiedade e promoção da felicidade.

– Estímulo do desenvolvimento das inteligências cognitiva e emocional, do autoconhecimento e do autocontrole.

Mas, acredite, ainda tem mais. Dentre muitos outros ganhos, um dos que mais são prazerosos para toda a família é perceber que o crescimento maduro das crianças contribui para melhorar a relação entre pais e filhos. Quem não quer manter uma relação tão saudável, não é mesmo?

família dançando e feliz

Faça o melhor para o seu filho

Pensando no melhor para o seu filho, elaboramos um e-book especial com o tema Criatividade na Educação! O assunto foi abordado de forma ampla, com dicas interessantes sobre como incentivar a criatividade do seu filho, e para aplicação imediata. Ele vai adorar a novidade!

A gente continua pronto para dar o apoio que precisa, em especial, porque você pode continuar contando com a codeBuddy para incrementar cada vez mais, e de forma responsável, a criatividade do seu filho e seu desenvolvimento para o mundo.

Agora, para fechar com chave de ouro, não deixe de ler o artigo “Aprender brincando: o papel das atividades lúdicas no desenvolvimento infantil”. Depois dessa “imersão-relâmpago” você será mais um especialista. Está esperando o que para inserir a educação criativa na vida do seu filho? Vem para codeBuddy! 

Compartilhe esse texto

< Blog >

Outros artigos

6 competências que ensinamos na codeBuddy sobre segurança na internet

6 competências importantes para segurança na internet

4 coisas que você precisa saber sobre a Educação 4.0

4 coisas que você precisa saber sobre a Educação 4.0

O que é metaverso e qual a sua relação com a educação infantil?

Cultura e tecnologia: entenda essa relação e sua importância para o futuro

3 brinquedos DIY recicláveis para fazer com o que você tem em casa

10 brinquedos do Walt Disney World para jovens e crianças ultra digitais

3 séries do Disney Plus para crianças e jovens que amam tecnologia

5 jogos da Disney para crianças e jovens protagonistas