Liderança e empreendedorismo

Empreendedorismo desde cedo

Cadastre-se

E receba conteúdos exclusivos!


 Empreendedorismo e infância

  • Save

Crianças possuem o espírito do empreendedorismo. Elas têm criatividade, otimismo, autoconfiança, coragem, perseverança resiliência – características essenciais ao empreendedor. Na infância cria-se sem restrições; não existe medo de errar.

Certa vez, eu e meu vizinho resolvemos desenvolver um balão para sobrevoar a cidade. Tínhamos oito anos. Nossa motivação era o desejo de sermos protagonistas de nossa história, ter uma invenção própria. Pegamos uma cadeira de plástico, amarramos uma corda e um pedaço de lona nela. Tínhamos certeza que aquela coisa daria certo. Depois de finalizado o projeto, aceitamos o risco de testar nosso balão. Pulamos com ele de uma altura considerável e, evidentemente, caímos. Lembro quando meu amigo me olhou e disse: “alguma coisa deu errado… Temos que tentar de novo”.

Todos nós temos uma história semelhante a essa em que a criatividade nos fez empreender. Devemos nos preocupar em manter na criança esse espírito e investir neles desde cedo, mas como?

Desenvolver o espírito empreendedor desde a infância é tarefa séria, mas não complicada. Se tratando de um adulto, o caminho mais lógico seria investir em cursos caros e renomados que garantissem formação adequada e capacitação profissional. Já em relação às crianças, basta permitir que desenvolvam seu instinto explorador natural.

Mais do que qualquer um, as crianças têm anseio de desbravar o mundo, inventando reinventando um modo de ver a vida. Desse processo, nasce mais do que uma mera brincadeira: é o início do aprendizado do empreendedor.

Criar, inovar… realizar

  • Save

Empreendedor é toda pessoa que cria, renova, investe e faz acontecer uma ideia. Acontece que este não é um processo que deveria se iniciar na fase adulta, e sim ser traçado desde os primeiros passos. Para tornar uma criança empreendedora, não é preciso fazer nada extraordinário, tão somente estimulá-la no cotidiano, despertando seu interesse pela novidade e dando liberdade para que efetuem suas próprias escolhas, ainda que nos pareçam simples ou pequenas. É desse modo que elas aprendem a se posicionar e se sentem seguras para continuar a viver, aprender e investir.

Pequenas mudanças no cotidiano da criança auxiliam nessa mudança como sair para lugares diferentes. Viaje com elas e não precisa ir muito longe, perto de nossas cidades, ou até mesmo nelas, as atrações são inúmeras. Crianças precisam conhecer ambientes diferentes para descobrir novas cores, cheiros, sabores e assim processar informações do mundo.

Liberdade para uma mente criativa

  • Save

Escutar a criança e dar liberdade para ela propor possibilidades para seu ambiente de convívio. Deixe ele escolher a posição de um móvel ou a cor do seu quarto. Delegue tarefas caseiras à crianças condizentes com a sua idade. Ensine desde pequeno a arrumar próprio quarto, lavar a louça e levar o lixo para rua.

Estas ações simples desenvolvem o espírito de participação e autonomia. Estabeleça regras e ensine a importância de respeita-las, mas permita que elas sejam quebradas. Os maiores empreendedores do mundo fizeram algo diferente por fugirem do comum. Quebrar regras é preciso.

Não é preciso muito investimento para começar a estimular o empreendedorismo desde cedo. Mais do que colocar a criança em diferentes atividades, é pensar uma educação que transcenda a escolar e estimule no cotidiano a maior aliada do empreendedor, a imaginação.

E você? Acha que as crianças devem ser orientadas quanto assuntos relacionados a finanças e empreendedorismo?