Programação para crianças

Ensino customizado: a tecnologia mudando a forma de ensinar

Cadastre-se

E receba conteúdos exclusivos!


Se você é pai ou mãe de mais de um filho, provavelmente já reparou nas diferenças entre eles. Mesmo fazendo parte do mesmo ambiente familiar e tendo sido criados do mesmo jeito, essa diferença é tão esperada quanto normal.

Agora, imagine uma sala de aula com, provavelmente, pelo menos 30 alunos. Cada um deles tem uma história, uma dinâmica familiar, uma criação com concepções de certo e errado que não necessariamente condizem as nossas.

Eles têm seus próprios conceitos, formado ao longo dos ainda poucos anos de vida, e que estão em fase de consolidação. Não só isso. Imagine essa diferença a nível de personalidade. Parece um caos, não é?

Agora olha a loucura que é pensar em uma única forma de passar o conteúdo programático escolar para cada uma dessas crianças. É aqui que o ensino customizado abre um sorriso e a gente entende: ele precisa ter seu lugar.

Cada um no seu quadrado

Assim como você já deve ter observado em seus próprios filhos, cada criança tem suas facilidades e dificuldades. Enquanto um apresenta uma facilidade enorme em matemática, outra se realiza nas aulas de artes e produz trabalhos incríveis com as cores.

Isso tem tudo a ver com os tipos de inteligência, algo que vem sendo explorado com um olhar um pouco mais atento. Afinal, a proposta do ensino customizado vira o jogo e reflete no aproveitamento total de todos os alunos. O melhor? Independe da disciplina. Vou te explicar como.

O que é educação customizada?

educação customizada no ambiente escolar
  • Save

Em uma frase curta, ela é o ajuste da programação curricular de cada escola (e sua estrutura) de forma que atenda às necessidades individuais de cada aluno. Num primeiro olhar pode parecer impossível, mas é para isso que a tecnologia está aqui, certo?

Ainda em 2017, Bill Gates, o criador da Microsoft, revelou que sua fundação filantrópica já investiu mais de 240 milhões de dólares em startups que focam seus esforços para esse tipo de ensino.

Se o próprio Gates já percebeu como essas aulas personalizadas cabem perfeitamente no tempo que cada pessoa leva para aprender, e optou por incentivar o conceito… Bem, o que você está esperando?

Segundo Bill Gates, o ensino tradicional faz com que estudantes adiantados se sintam entediados tanto quanto os com dificuldade se sentem atrasados. Aliás, neste último caso, o efeito é ainda pior: gera uma noção de que aquela pessoa não é boa o suficiente para alguma coisa, em vez de mostrar no que ela pode ser ótima.

Um aluno desmotivado tem tudo para se tornar indisciplinado, e daí para a frente é uma bola de neve que não parece muito simples de diminuir.

E o que a tecnologia de fato faz nestes casos?

A boa notícia é que a tecnologia do ensino customizado empodera tanto o educador, com recursos digitais, quanto ao aluno, que aprenderá em seu ritmo.

São esses recursos que possibilitam a criação de planos pedagógicos personalizados. Literalmente específicos para cada aluno, baseados em desempenho e progresso em cada disciplina.

Esse molde poupa o professor do tempo explicando conteúdos generalistas e passa a vê-lo como mentor, ou tutor, particular de cada aluno.

É focando no bom exemplo e nas necessidades individuais que o estudante consegue ver uma oportunidade inestimável de crescimento. Lembre-se: seu papel como pai ou mãe é tanto ensinar quanto aplaudir as pequenas vitórias!

Uma tendência que está se fortalecendo

tablets como alternativas para ensino personalizado
  • Save

Apesar de parecer papo apenas para startups, a verdade é que empresas gigantes, como o próprio Google, já estão fazendo sua parte para o desenvolvimento e aplicabilidade dessas tecnologias. Por exemplo, ele já tem uma plataforma para integrar professores e alunos online!

O Google Sala de Aula evita o uso de papel e propõe uma interatividade maior. E faz isso tão bem que, de fato, a relevância da educação personalizada vem crescendo de forma exponencial. Nesse caso, tudo é feito por meio de um aplicativo.

Nele, professores acompanham o desempenho dos seus estudantes em tempo real. Isso os permite “cortar o mal pela raiz” e prever dificuldades antes mesmo delas realmente surgirem.

Nunca a tecnologia esteve tão presente em nossas vidas e isso não deve ser negativo. No ambiente familiar, no trabalho e agora nas escolas, a tecnologia vem se mostrando um recurso essencial para elevar a qualidade de ensino das nossas escolas.

Futuras gerações que ocuparão o mercado de trabalho em alguns anos estarão cada vez mais preparadas para habitarem um mundo totalmente digital, vide a velocidade com a qual o conceito de internet das coisas está se desenvolvendo.

Não deve ser surpreendente o fato de que será por meio da tecnologia que, muito em breve, poderemos perceber um novo brilho nos olhos dos alunos que reencontrarão uma motivação nova para continuarem a aprender. E sem o peso da obrigação por trás!

O benefício da tecnologia no ensino customizado já será aparente na capacitação dos professores.

Entretanto, depois que o ensino customizado se tornar uma realidade nas escolas, nos tornaremos capazes de mensurar um aumento qualitativo dos profissionais que passaram por esse tipo de formação e que agora estão prontos para tomar as rédeas do mercado de trabalho.

Serão profissionais criativos, que não têm dificuldades em sair de suas zonas de conforto e que encontrarão pela frente um mundo novo de possibilidades de tornar o mundo um lugar melhor.


e-book mercado de trabalho do futuro
  • Save