Blog

Inovação e tecnologia: a história da codeBuddy no cenário brasileiro

Postado em 27 de agosto de 2020 - por codeBuddy

É notável a forte ligação que a atual geração tem com as tecnologias, o que tende a aumentar com o passar dos anos. A codeBuddy surgiu entendendo esse novo mundo e sabendo que, para lidarem com tanta informação, as pessoas vão precisar ser fluentes na linguagem digital. Por isso, foi necessário aliar inovação e tecnologia para se destacar em um mercado crescente e competitivo.

Então, já que as crianças e jovens das novas gerações estão cada vez mais conectados, por que não usar essas habilidades para algo maior? Como torná-los criadores de tecnologia ao invés de meros usuários? De que forma podemos ensiná-los a inovar e criar soluções que ajudem outras pessoas e sejam positivas pra sociedade?

Ao longo deste artigo, você vai poder conhecer melhor sobre a história da codeBuddy, as modalidades de cursos oferecidos aqui e os benefícios para a formação do seu filho ou filha, seja para lidar com situações do presente ou com os desafios do futuro.

Crianças usam óculos VR

A importância do ensino de tecnologia

Atualmente, muitos professores, gestores e profissionais da educação enfrentam grande dificuldade em engajar seus alunos. Os métodos tradicionais de ensino acabam ocasionando a falta de foco, dificuldades no aprendizado e diversos outros fatores que se tornam obstáculos para os jovens.

Para contornar essas barreiras, a educação tecnológica nas salas de aula tem se mostrado como grande aliada e uma estratégia eficaz. É por meio dela que temas complexos se tornam mais compreensíveis e acessíveis. Afinal, os alunos já estão totalmente familiarizados com o mundo digital e possuem as habilidades necessárias para interagir e aprender com a tecnologia.

Além disso, a educação tecnológica estimula a absorção de conhecimento de forma proativa, criativa e comunitária, o que corresponde não só a uma formação escolar, como também humana, pois desenvolve importantes capacidades sociais.

Criança manuseia componentes eletrônicos durante aula na codeBuddy

Uma história de inovação

A história da codeBuddy foi escrita à base de força de vontade e visão de mercado. Tudo começou quando um dos fundadores estudava engenharia elétrica na França e percebeu o déficit em conceitos e aplicações de lógica e programação nos seus colegas – tanto os brasileiros quanto os outros colegas da universidade francesa.

Inspirado pelas iniciativas do país europeu que já havia entendido a necessidade e importância do ensino tecnológico para seu desenvolvimento, ele retornou ao Brasil disposto a contribuir com os rumos da educação por aqui.

Mas empreender por si só não era suficiente. À época, já existia um movimento de escolas de programação no Brasil, que surgiu com o mesmo objetivo de reduzir a discrepância no ensino de tecnologia para nossas crianças.

Por isso, foi preciso inovar e sonhar ainda mais alto. Com metodologias de ensino consolidadas mundo afora, ensinamos tecnologia de uma forma lúdica e divertida, estimulando o empreendedorismo e a criatividade como formas de resolver problemas da nossa sociedade.

Hoje a codeBuddy está em 11 estados, com mais de 49 unidades de ensino, levando a programação para milhares de crianças e adolescentes brasileiros e tornando-os verdadeiros agentes de transformação do mundo.

Criança sorri usando um fone de ouvido

Habilidades para o presente, sucesso no futuro

A missão da codeBuddy vai muito além de preparar crianças e jovens para os trabalhos do futuro. Aqui elas adquirem diversas habilidades que serão aplicadas no seu dia a dia, auxiliando na formação cidadã e abordando o papel desses conhecimentos na sociedade.

Veja a seguir como capacitamos nossos alunos para o presente e para o futuro:

Selo atribuído pelo DQ Institute

– Inteligência digital

Somos a primeira e única instituição brasileira com chancela do DQ Institute, uma entidade associada ao Fórum Econômico Mundial que reconheceu o trabalho realizado pela codeBuddy na disseminação dos parâmetros globais do desenvolvimento da inteligência digital na juventude.

Inteligência digital é um conjunto de competências técnicas, cognitivas e socioemocionais que garantem que crianças e adolescentes enfrentem os desafios e aproveitem de maneira positiva as oportunidades de uma vida cada vez mais conectada.

Incentivo à criatividade

Um aspecto muito importante do ensino da programação para crianças é o estímulo à criatividade. Ao ter contato com esse universo, elas aprendem e são incentivadas a criar.

Dessa forma, nossos alunos passam de meros usuários de computadores, celulares, videogames e tablets a criadores ativos de tecnologia. Além de absorverem os conhecimentos passados em sala de aula, começam a filtrar determinadas informações para utilizá-las em outros momentos e contextos de suas vidas.

Bloco de anotações e lápis

Solucionando problemas

Quando aprendem programação na codeBuddy, nossos alunos testam os códigos até que cheguem a um resultado correto. Essa dinâmica de erro e acerto os mantêm motivados a superar os possíveis obstáculos em busca de um objetivo.

Assim, ele aprendem desde cedo a não se abaterem ou desistirem por conta das dificuldades. Pelo contrário: são estimulados a analisar as falhas e usar a razão e os conhecimentos adquiridos em sala de aula até encontrarem uma solução para esses problemas.

Essa habilidade desenvolve a autonomia, que será aplicada em diversos outros aspectos de suas vidas em família e com os amigos.

A importância do trabalho em equipe

Diferente do que alguns podem pensar, aprender tecnologia não isola as crianças. Nas aulas de programação, robótica ou criação de jogos, elas descobrem a necessidade de trabalhar em equipe para alcançarem juntas os objetivos definidos.

Nas atividades e desafios propostos em nossas turmas, os jovens precisam contar uns com os outros para tomar decisões e gerar os resultados esperados pelo grupo. Dessa forma, percebem que precisam falar, mas também escutar e observar.

Mão escreve em caderno de anotações sobre mesa de madeira

Criam um senso de empreendedorismo

Com a programação, o senso de empreendedorismo também é despertado desde a infância. Empreender depende das habilidades que citamos até agora, como o raciocínio lógico, a criatividade e a resiliência na resolução de problemas.

Dessa maneira, conforme desenvolve ainda na juventude competências de adaptabilidade, inovação e pensamento empreendedor, o seu filho ou filha garante desde cedo qualificações para se tornar um profissional melhor e mais preparado também no futuro.

– Aliando tecnologia à rotina das crianças

Mas como é possível ensinar matérias e conceitos tão complexos para crianças e jovens?

No caso da codeBuddy, tornamos isso viável por meio de um ensino personalizado, híbrido e gamificado, o que possibilita aos nossos alunos aprenderem no seu ritmo e criarem coisas fantásticas.

Entenda abaixo como funcionam os nossos cursos:

Menina sorri olhando para a tela de um tablet

Cursos Rápidos

Com os cursos rápidos da codeBuddy, os alunos se encantam pelo mundo da programação e descobrem como esta linguagem pode despertar toda a sua criatividade, raciocínio lógico e dar vida às suas ideias. Crie seu game, Connect & Code e Minecraft: Missão Resgate acontecem de forma online e ao vivo com um professor e podem ser realizados até mesmo em computadores com configurações básicas.

Cada curso é composto por 4 encontros, em que os estudantes aprendem a criar videogames, programam circuitos eletrônicos para criar cidades extraordinárias e se divertem enquanto jogam e solucionam desafios de lógica dentro do universo do jogo Minecraft.

Cursos Regulares

Em todos os nossos cursos, os alunos avançam nas aulas como em fases de um videogame, percorrendo uma trajetória de conteúdos em nossa plataforma online e exclusiva. Assim que entram na codeBuddy, eles iniciam sua jornada pelo Mundo da Lógica e da Matemática. É nessa fase que eles irão desenvolver a base e os conceitos tecnológicos necessários para criar e inovar.

Após serem introduzidos aos elementos básicos da programação, sempre de forma lúdica e divertida, nossos alunos seguem para uma nova jornada em um universo que irão escolher: Games, Aplicativos ou Maker. Por fim, esses jovens programadores e criadores de novas tecnologias passam para uma fase mais avançada no Mundo Web e Mundo dos Drones.

Toda a base adquirida nos nossos cursos é aplicada na prática em projetos diários e semestrais. Veja como os alunos codeBuddy estão criando tecnologia para mudar o mundo!

Começar a programar ficou muito mais fácil com o Start to Code! Inscreva seu filho ou filha no nosso curso de introdução à programação e veja como é possível exercitar seu raciocínio lógico, a autonomia, a criatividade e, ainda por cima, criar um aplicativo.

Desafio Change The World

< Blog >

Outros artigos

7 diferenciais da metodologia de ensino codeBuddy

Desafio de programação Change The World 2020 convida jovens a mudarem o mundo

O novo QI: inteligência digital na era da internet