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A Inteligência Emocional Digital e suas competências

Postado em 28 de outubro de 2020 - por codeBuddy

Temos falado muito por aqui sobre a Inteligência Emocional enquanto habilidade essencial para o profissional do futuro. Vimos os benefícios de se desenvolver esta competência e a importância da escola e educadores nesse processo. Mas o avanço tecnológico em uma sociedade altamente conectada deu espaço para um tema complementar nos últimos anos: a inteligência emocional digital.

Como todo novo campo de estudo, é verdade que ainda não há um volume considerável de matérias sobre o assunto. No entanto, desde 2016, quando o termo foi proposto pelo Fórum Econômico Mundial, especialistas e organizações têm se debruçado sobre este tema como parte fundamental para a compreensão da Inteligência Emocional aplicada às novas tecnologias.

Neste artigo você vai conhecer as iniciativas que estão tratando da Inteligência Emocional Digital e se aprofundar neste importante tema. Veja quais habilidades e competências integram este campo de estudo e ele vem sendo difundido no Brasil.

Boa leitura!

Mãos digitando em notebook.

Coalizão para Inteligência Digital

A Coalition for Digital Intelligence (CDI) é uma rede cooperativa intersetorial de organizações de todo o mundo que visa melhorar a Inteligência Digital global, coordenando esforços em comunidades educacionais e tecnológicas por meio de colaborações com várias partes interessadas. Foi formada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), o IEEE Standars Association e o DQ Institute (instituição que inclusive chancelou a codeBuddy por adotar e seguir os parâmetros globais de Inteligência Digital) em associação com o Fórum Econômico Mundial e lançada em 26 de setembro de 2018.

A Coalizão tem como objetivo definir uma estrutura universal para Inteligência Digital, que inclui um conjunto comum de definições sobre a alfabetização digital, que podem ser adotadas pelas partes interessadas em todo o mundo, incluindo governos nacionais, educadores, empresas de tecnologia e prestadores de serviços.

A Coalizão tem como objetivo definir uma estrutura universal para Inteligência Digital, que inclui um conjunto comum de definições sobre a alfabetização digital, que podem ser adotadas pelas partes interessadas em todo o mundo, incluindo governos nacionais, educadores, empresas de tecnologia e prestadores de serviços.

Conceito e competências da Inteligência Digital

A Inteligência Digital é um conjunto abrangente de competências técnicas, cognitivas, metacognitivas e socioemocionais baseadas em valores morais universais e que permitem aos indivíduos enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades da vida digital.


Possui três níveis, oito áreas e 24 competências formadas por conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Veja abaixo como funciona essa divisão:

Os três níveis da Inteligência Digital

1. Cidadania Digital

Refere-se à capacidade de usar tecnologia e mídia digital de maneira segura, responsável e ética.

2. Criatividade Digital

Tornar-se parte do ecossistema digital e criar novos conhecimentos, tecnologias e conteúdo para transformar ideias em realidade.

3. Empreendedorismo Digital

É como resolvemos desafios globais, inovamos e criamos novas oportunidades na economia digital, estimulando o empreendedorismo, o emprego e o crescimento.

As oito áreas da Inteligência Digital

Para entendermos o conceito de Inteligência Digital, é importante conhecer as áreas que o compõem. São elas:

1. Identidade Digital

2. Uso Digital

3. Autoproteção Digital

4. Segurança Digital

5. Comunicação Digital

6. Inteligência Emocional Digital

7. Capacitação Digital

8. Direitos Digitais

No entanto, neste artigo vamos nos aprofundar apenas em uma dessas áreas de estudo, a Inteligência Emocional Digital. Continue com a gente e confira a seguir em que consiste este conceito e quais são as 9 competências que o integram.

Videochamada em celular.

O que é a Inteligência Emocional Digital?


Como já dissemos por aqui, a Inteligência Emocional Digital foi proposta no Fórum Econômico Mundial de 2016, em Davos, na Suíça. No entanto, até então sua definição se limitava somente à capacidade de uma pessoa de ser empática e capaz de construir bons relacionamentos online.

A partir da construção da Coalizão para Inteligência Digital, ela foi subdividida em três competências que integram sua estrutura e facilitam a nossa compreensão sobre o tema. São elas: Empatia Digital, Autoconsciência e Gestão de Relacionamentos. Cada uma dessas competências foi definida pensando nos três seguintes pilares: conhecimento, habilidades e valores envolvidos.

Três competências que fazem parte da Inteligência Emocional Digital

Mulher sorri olhando e digitando em celular.

1. Empatia Digital

É a capacidade de reconhecer, ser sensível e apoiar os sentimentos, necessidades e preocupações dos outros no ambiente digital, bem como os seus próprios.

Conhecimento

Os indivíduos entendem como suas interações online podem afetar os sentimentos dos outros e reconhecem como os outros podem ser influenciados por esses contatos.

Habilidades

Aqui eles desenvolvem habilidades socioemocionais, tornando-se sensíveis e respeitando as perspectivas e emoções dos outros por meio de interações online e são capazes de responder de acordo.

Atitudes/Valores

É quando demonstramos consciência e compaixão pelos sentimentos, necessidades e preocupações dos outros online.

Homem apoia cabeça sobre a mão enquanto olha para tela de notebook.

2. Autoconsciência e Autogestão

Esta habilidade está ligada ao potencial de reconhecer e gerenciar como nosso próprio sistema de valores e de competências digitais se encaixa em nosso meio de convivência digital.

Conhecimento

Os indivíduos entendem como seus próprios sistemas de valores influenciam e são influenciados pelos ambientes digitais em que estão inseridos e são capazes de explicar como seu humor pode afetar outras pessoas.

Habilidades

Os indivíduos são capazes de identificar e explicar suas emoções, refletir sobre como seus sentimentos podem estar sendo influenciados por suas experiências digitais e gerenciar seus humores e impulsos. Além disso, eles são capazes de reconhecer seu próprio nível de competência digital e trabalhar ativamente para aprimorar seu conjunto de habilidades. Eles gerenciam suas emoções e competências para promover a cooperação e interações positivas com outras pessoas.

Atitudes/Valores

Os indivíduos exibem consciência de seu próprio humor e são ativamente capazes de gerenciar seus impulsos de acordo com esses estados de humor, respeitando os outros na comunicação online.

Mãos gesticulam em frente a notebook.

3. Gestão de Relacionamento

É o conhecimento necessário para gerenciar com eficiência os relacionamentos online por meio de colaboração, gestão de conflitos e persuasão.

Conhecimento

Aqui os indivíduos entendem os diferentes contextos de interação social em comunidades online. Eles entendem como as diferentes normas de comportamento e reações emocionais podem variar dependendo da plataforma e do contexto.

Habilidades

As pessoas desenvolvem habilidades interpessoais que as permitem se engajar, comunicar, negociar e influenciar as partes interessadas em um diálogo intercultural online. Assim elas gerenciam, mantêm e desenvolvem os relacionamentos com um grupo específico com base nas necessidades individuais ou até de uma determinada organização. Além disso, eles são capazes de administrar expectativas e necessidades, construindo relacionamentos e parcerias, planejando ações para comunicar-se com eficácia e negociando com as partes interessadas.

Atitudes/Valores

Os indivíduos demonstram motivação e compromisso em fornecer uma cultura inclusiva que cultiva a tolerância uns com os outros e o trabalho em equipe para construir comunidades online mais positivas. Eles estão empenhados em superar as necessidades das partes interessadas por meio da diplomacia, estando dispostos a  identificar as necessidades dos outros em primeiro lugar e considerar um conjunto plural de opiniões antes de tomar decisões.

Homem e mulher olham para computador e mulher aponta para a tela.

Estudos sobre a Inteligência Emocional Digital no Brasil

A partir da definição do tema, a Mestre em Psicologia pela University College London, Fernanda Furia, vem trabalhando para aprofundar os estudos sobre a Inteligência Emocional Digital. Em seu artigo “Inteligência Emocional Digital: o que é e como desenvolvê-la”, a professora busca abranger todo um conjunto de habilidades socioemocionais aplicadas ao mundo digital.

Desta forma, ela descreve a Inteligência Emocional Digital como um conjunto de 12 importantes habilidades:

1 – Abertura para aprender e incluir novas tecnologias no cotidiano.

2 – Conhecimento da linguagem das tecnologias que usamos.

3 – Entendimento sobre os próprios hábitos tecnológicos e comportamentos nas redes sociais.

4 – Gestão das emoções quando estamos online.

5 – Reflexão sobre o impacto das tecnologias no desenvolvimento pessoal.

6 – Comunicação eficaz e respeitosa nos canais digitais.

7 – Empatia com o comportamento e as emoções dos outros em ambientes virtuais.

8 – Habilidade de se relacionar online e com as tecnologias de forma sensata, cuidadosa e ética.

9 – Desenvolvimento de uma visão crítica sobre os conteúdos produzidos e compartilhados na internet.

10 – Criação de uma estratégia sobre o próprio posicionamento nas redes sociais, considerando os objetivos de vida e os objetivos profissionais.

11 – Criatividade para gerar tecnologias que atendam às necessidades humanas.

12 – Compreensão do impacto social e global das novas tecnologias na evolução da humanidade.

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