Habilidades e competências

Meu filho, um gênio

Cadastre-se

E receba conteúdos exclusivos!


  • Save

É fato que os pais são parciais quando o assunto é as qualidades de seus filhos. O amor incondicional que só quem é pai ou mãe experimenta é algo que transcende quaisquer defeitinhos que os pimpolhos possam apresentar. Contudo, os números existem: há cerca de 15 milhões de crianças superdotadas no Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

O mais interessante é que a vida de uma criança superdotada está longe de ser fácil. Embora os sinais já apareçam em tenra idade, a identificação de uma inteligência acima da média somente acontece depois de muitos empecilhos e castigos escolares.

A vida escolar do superdotado

  • Save

Todos conhecem uma história de uma criança que, aos dois anos, tocava piano com maestria. Ou que tal aquele garotinho que, aos 4 anos, já sabia ler e escrever sem a ajuda de ninguém? Sem contar aquele adolescente de 14 anos que criou um aplicativo para smartphone tão inovador que a sua fortuna já está garantida.

O lado negativo também existe: escolas e professores despreparados rotulam como problemáticas crianças que, embora tenham notas estelares, são indisciplinadas e têm dificuldades em se relacionar com outros alunos da escola.

A pouca habilidade destes profissionais faz com que pais e mães desesperados saiam atrás de um psicoterapeuta para tratarem um filho que foi diagnosticado incorretamente como portador de TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade).

A indisciplina escolar dos superdotados acontece porque não se sentem desafiados e motivados. As lições são fáceis demais, o que lhes permite muito tempo ocioso durante a aula.

A consequência disso é que muitos dos pequenos gênios não conseguem desenvolver seus potenciais de forma plena e acabam tendo uma vida escolar de eterna frustração.

Sinais de que seu filho pode ser um gênio

A verdade é que não há um exame ou teste cujo resultado tenha “GÊNIO” estampado no final. O caminho até a identificação da superinteligência é longo, porém há alguns sinais mais gerais que podem indicar que seu filho tem um intelecto acima da média.

Os sinais que podem indicar a superdotação de uma criança são:

  • Save

  • Raciocínio rápido para a idade. São crianças que conseguem entender situações mais complexas e conseguem repassar a informação com o mesmo grau de complexidade.

  • Crianças com memória excepcional e que raramente conseguem ser enganadas, pois possuem grande capacidade de foco.

  • São observadoras e donas de uma curiosidade mais técnica. Querem saber como e o porquê das coisas serem como são. Fazem perguntas inteligentes e muito pertinentes ao assunto.

  • Se interessam por tudo que possa lhes acrescentar conhecimento. Gostam de descobrir e entrar em contato com coisas novas.

  • São autodidatas e aprendem rapidamente.

  • Tem vocabulário extenso e complexo para suas idades.

  • Atentam-se aos detalhes e são bastante perfeccionistas.

  • Seus amigos são sempre mais velhos. Aliás, gosta da companhia de adultos e pessoas idosas.

Se as suspeitas que seu filho possa ser um gênio ficaram ainda mais fortes após esses sinais, o melhor que você pode fazer para se certificar disso é procurar um especialista para que ele possa fazer um teste que comprove a sua capacidade intelectual. Esse teste chama-se teste de coeficiente intelectual (Teste de Q.I.).

Com o resultado do teste em mãos, você poderá orientar-se para que possa ajudar seu filho a seguir os caminhos certos para que ele possa não só ter acesso a todos os seus talentos, mas também adequar suas necessidades intelectuais para que ele possa ter uma vida plena, feliz e saudável.