Institucional

6 motivos para ficar tranquilo por seu filho jogar League of Legends

Cadastre-se

E receba conteúdos exclusivos!


Se você tem um filho(a) que é uma criança ou adolescente conectado, é muito provável que ele jogue no computador. Os pais mais atentos já devem ter percebido que um dos games favoritos dos jovens é o chamado LoL, abreviação de League of Legends.

Por ser um jogo altamente imersivo, no qual cada partida pode facilmente ultrapassar os 35 minutos, os pais podem começar a se preocupar com o tempo passado na frente da tela. Talvez até achem que jogar League of Legends é uma forma de evitar as tarefas cotidianas e que o tempo passado no computador é sinal de vício

E vamos ressaltar que é claro que exagero é sempre um problema. Muitos adolescentes, por exemplo, utilizam os mundos virtuais para se isolarem ou fugirem de problemas comuns. Essa é uma fase complicada, afinal, é aqui que o cérebro e a personalidade das pessoas se firmam.

Reconhecendo a preocupação dos pais, a codeBuddy resolveu investigar. Afinal, jogar League of Legends deve ser visto com preocupação pelos pais ou esse fenômeno cultural pode também gerar benefícios para os pequenos?

Leia nossa lista com os principais motivos para você ficar tranquilo com a empolgação do seu filho em jogar LoL.

olhos atentos ao computador
  • Save

1. Jogar League of Legends é uma ótima maneira de treinar a percepção e os sentidos

LoL é um jogo altamente estratégico e detalhista. Para adquirir prática e se tornar um bom jogador (ou jogadora) é preciso um olhar aguçado e capacidade de coordenar a informação visual como um todo.

Assim, a resposta intuitiva dos olhos é especialmente aumentada. Além disso, a precisão de gestos e movimentos é necessária para realizar as principais ações do jogo. Por exemplo: clicar exatamente no lugar certo, na hora certa e de acordo com a situação faz uma partida ser vencida ou perdida.

Isso porque se você não conseguir se posicionar da forma correta, o dano que tomará em ataques pode ser imenso, significando perdas para o seu time. Essa dinâmica de gestos e estratégias é um dos principais sinalizadores de uma atividade que aumenta a capacidade cognitiva dos jogadores.

trabalho em equipe e habilidades do futuro
  • Save

2. Um bom jogador, ou jogadora, é um excelente gestor de problemas

LoL é conhecido como um jogo MOBA (Multiplayer Online Battle Arena). Isso significa que é um jogo interativo, no qual o jogador cria equipes e combate outras pessoas conectadas, cada qual em seu computador.

Tratando-se de uma batalha caótica e cheia de detalhes, o bom jogador precisa, necessariamente, de uma boa capacidade de gestão de problemas e de situações. Não é incomum em jogos competitivos um time praticamente conseguir virar o jogo.

Você precisa cuidar da saúde (o tanto de energia restante) em seus personagens, observar seu posicionamento em um mapa, o quanto está gastando em itens, habilidades e magias. Além disso, é preciso entender o tempo gasto em cada operação, localizar e atacar inimigos, formar o melhor combo de itens de acordo com seu objetivo no mapa, entre outras coisas.

A tarefa de calcular gastos, manejar pessoas em uma equipe e criar estratégias pode parecer mera forma de diversão, porém os benefícios do treinamento dessas qualidades pode criar um(a) excelente profissional no futuro.

grupo de pessoas unidas
  • Save

3. Sem comunicação e trabalho em equipe, não há jogo

Diante da forma como o jogo é estruturado, pode até parecer que seu filho adolescente está se isolando do contato com outras pessoas. Essa ideia precisa acabar agora.

Isso porque LoL pode ser de grande auxílio para adolescentes introvertidos e com dificuldades para se comunicar. Por meio de um objetivo comum, os jogadores são levados a coordenar ações em conjunto, manejar o tempo e dividir tarefas. Tudo isso de acordo com estratégias e objetivos que podem mudar a qualquer momento para que o jogo possa ser vencido.

Essa atividade gera efeitos benéficos tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Afinal, capacidades de organização e manejo de projetos são ideias em qualquer empresa moderna.

Alívio do estresse
  • Save

4. LoL pode aliviar o estresse adolescente

Como a vida adulta pode ser um turbilhão, muitos adultos esquecem que a vida de jovens e adolescentes também tem seus muitos desafios.

São pressões que vão desde a socialização até o sucesso na escola. Além disso, o mundo cobra cada vez mais cedo que os jovens tenham uma visão de futuro, aplicando seus gostos e interesses como uma forma de trabalhar qualidades profissionais.

Nesse entremeio, jogos eletrônicos que geram adrenalina, como o LoL, podem ajudar a aliviar o estresse. É uma atividade que alia desempenho, atenção e interação, criando uma imersão profunda na qual o jogador esquece dos problemas e pode acabar relaxado.

Jogar League of Legends não precisa ser preocupante
  • Save

5. Desperta o interesse pela tecnologia

Um ou uma gamer tem que ter interesse pela tecnologia. Começando pelos equipamentos utilizados para o jogo, que precisam de atenção. São mouses especiais, configurações da máquina e habilidades relacionadas a melhorar o desempenho dela.

Assim, um jogador ávido possui uma grande capacidade para entender e lidar com eletrônicos.

Além disso, muito frequentemente, crianças e adolescentes querem saber como seus jogos favoritos foram criados. Com isso, aproximam-se de áreas cada vez mais importantes para o mundo contemporâneo, como a programação de computadores e a robótica.

Trabalhar esse interesse pode ser um grande salto para uma especialização que é pouco encontrada no mundo do trabalho.

Profissão gamer: jogar League of Legends é para todos
  • Save

6. Profissão gamer é uma possibilidade

Uma tendência em crescimento são os chamados E-Sports. Essa área é levada por jogadores que se transformam em verdadeiros profissionais, disputando contra equipes do mundo todo e concorrendo a prêmios milionários.

Existem vários times brasileiros que concorrem em títulos como o campeonato brasileiro de LoL (chamado CBLoL). Só os melhores de cada torneio vão para os mundiais. O investimento parece risório? Não se espante ao saber que clubes, como o Flamengo, estão formando suas próprias equipes e disputando esses espaços.

Muitas vezes os pais veem os jogos apenas como diversão e não visualizam a abrangência deste universo. Existem grandes canais de comunicação, eventos de games e um mercado que só cresce, expandindo a economia e alimentando novas áreas que unem diversão, aprendizado e profissionalismo.

A Game XP, por exemplo, é um desses eventos. Ele acontece no Rio e, precisamos compartilhar a novidade: a codeBuddy é a escola de programação oficial do evento!

exagero de computador e tecnologia na adolescência
  • Save

Mas e o exagero?

Não falamos tudo isso para dizer que tudo bem seu filho ficar o dia inteiro sem fazer nada mais que jogar. Absolutamente nada em exagero é bom. Mas, sim, League of Legends é uma opção interessante para passar o tempo, desenvolver habilidades e até mesmo ganhar dinheiro.

É uma questão de realmente prestar atenção e perceber que a prática (esta ou qualquer outra relacionada ao cotidiano no computador) está atrapalhando a vida prática e emocional de seu filho ou filha, é hora de sentar e ter uma boa conversa. Busque entender o que está acontecendo e demonstre interesse pelo universo pessoal do seu filho.

Feito isso, não precisa se preocupar. O máximo que pode acontecer é seu filho acabar desenvolvendo um jogo novo e transformar o mundo dos games, como inclusive algumas mulheres já fizeram.


tudo que você precisa saber sobre o mercado de trabalho do futuro
  • Save