Blog

5 dúvidas sobre por que ensinar robótica para crianças

Postado em 30 de novembro de 2020 - por codeBuddy

O que o iPad e a geração alfa têm em comum? Bem, primeiro é preciso entender o que é a geração alfa, não é mesmo? A partir dessa resposta será possível compreender a importância de se desmistificar as impressões que as pessoas têm sobre robótica para crianças.

Prepare-se, pois ao final do artigo você não terá dúvidas sobre o que faz com que os chamados “filhos dos millennials” sejam tão beneficiados pelo uso da robótica no processo de aprendizado. Vem com a gente!

Criança brincando com tablet

Tudo começou em 2010

O ano de 2010 já começou de forma disruptiva. A Apple lançou o seu iPad e isso transformou o mundo de tal forma que a relação das pessoas com paradigmas e valores foi fortemente afetada. Nesse mesmo ano nasceram as crianças que formariam uma nova geração bem diferente das anteriores, já que deixariam de conhecer o mundo analógico.

Esses novos indivíduos foram batizados coletivamente de “Geração Alfa”. Para eles, a tecnologia é praticamente uma extensão da sua forma de se relacionar com o mundo. Os nascidos a partir de 2010 têm a tecnologia onipresente em suas vidas e na de seus pais.

Existem prós e contras para isso, é verdade, mas é preciso ser prático e entregar os recursos que a geração alfa prefere para aprender. Mais do que isso: essa geração está preparada para essas tecnologias e espera essa mudança. E quais são esses recursos? Muitos, dentre eles o mundo da robótica.

Menino manuseando componentes de robótica

Quando os pais se sentem inseguros

O processo de aprendizagem vem mudando em uma velocidade que há poucas décadas seria praticamente impossível de acontecer. É natural que os pais se sintam inseguros quando seus filhos começam a aprender utilizando linguagens de programação, computadores, placas eletrônicas e robôs; afinal de contas, será que eles aprenderão como as gerações anteriores, ou seja, com a metodologia convencional de sempre?

A resposta está no fato de que a geração alfa é digital, portanto, é esse contexto que permitirá o estímulo ao desenvolvimento cognitivo, ao processo criativo e à associação às disciplinas que precisam aprender. Trata-se de apreender por meio do “aprender fazendo” e utilizando as ferramentas a que seus cérebros já estão habituados.

Respostas que descomplicam

Enquanto muitos complicam, nós, da codeBuddy, adoramos descomplicar. Nós descomplicamos até a matemática! Então veja se as suas dúvidas sobre o aprendizado com o uso da robótica conferem com as perguntas que separamos:

Mão sobre caixa com componentes eletrônicos

1. Robótica é um assunto restrito a jovens e adolescentes, certo?

O aprendizado com robótica não é uma exclusividade dos jovens e adolescentes. Já existem soluções para crianças a partir dos 2 anos, por exemplo. Aqui na codeBuddy, nós ensinamos para alunos a partir de 7 anos. Nessa idade eles podem aprender a programar por meio de softwares e atividades divertidas, numa dinâmica de aprendizado conhecida como gamificação.

Seu filho ficará empolgado com o que pode ensinar um robô a fazer. Durante o crescimento do estudante, as atividades vão ficando mais complexas, e o aprendizado, cada vez mais interdisciplinar.

Crianças manuseando componentes eletrônicos de computador

2. Meu filho vai aprender a programar… Mas e a matemática, o português, história, geografia, ciências, ele não vai estudar?

As aulas de robótica são divertidas. Os alunos são estimulados a criar sistemas mecânicos e autônomos, como robôs que se mexem, carrinhos que se movem e até maquetes de casas inteligentes controladas por aplicativos. Tudo dentro da complexidade adequada à idade deles.

Aprender robótica não atrapalha a escola, pelo contrário, as outras disciplinas serão beneficiadas pelas competências e habilidades que seu filho vai desenvolver nas aulas de robótica.

Os especialistas são unânimes em apontar que aprender robótica desenvolve competências como o raciocínio lógico-matemático, organização pessoal e estudantil, melhor capacidade de escrever, melhor aprendizado de matemática, física e inglês, melhor desempenho pessoal e profissional, aumento da capacidade criativa, desenvolvimento de habilidades cognitivas para soluções complexas, entre outras.

Garota programando em computador

3. Ouvi dizer que robôs são para meninos. Por que meninas não aprendem robótica?

Meninas aprendem robótica e mulheres ensinam robótica! De forma alguma o aprendizado de quaisquer tipos de tecnologia está limitado aos meninos. Nosso artigo sobre a história das mulheres na tecnologia trata bem da relevância que elas tiveram e continuam tendo para o desenvolvimento de inovações na área.

Sua filha vai adorar aprender robótica e tem as mesmas possibilidades de se tornar uma maker capaz de fazer história. Na codeBuddy, tecnologia é coisa de meninas e mulheres também. Veja o que dizem as nossas especialistas:

4. Mas e se o meu filho não quiser trabalhar com robótica?

A robótica na infância e juventude não é uma disciplina formadora de programadores ou engenheiros, mas certamente desperta, em muitos, essa vocação. Outra forma de enxergar isso é considerar que hoje, por exemplo, existem máquinas, robôs, programas e aplicativos em praticamente todas as áreas de conhecimento.

É preciso considerar que, segundo os especialistas, a maior parte das nossas crianças e jovens trabalhará em profissões que ainda não existem.

 Assim, o objetivo da robótica na infância e juventude é preparar o seu filho para desenvolver habilidades que todos precisam aprender, cada vez mais, para se sair bem em suas profissões e, em especial, para lidar com o que poderá haver de novo no mundo.

Garoto segurando componente eletrônico

5. Como saber se meu filho vai gostar de aprender a programar um robô?

Aprender a fazer com que um robô responda aos comandos de um programa começa por aprender a programar. Dessa forma, o melhor caminho é apresentar a seu filho ou filha os conceitos e fundamentos da programação e de que forma ele(a) aprenderá a nova habilidade.

Que tal ele(a) começar a programar de forma fácil e divertida, completamente online e ao vivo? Assim vocês poderão conhecer esse mundo tão empolgante e transformador na vida de jovens e crianças!

Nós preparamos para o seu filho o Connect & Code, um curso de 4 aulas super divertidas, feito para crianças e adolescentes aprimorarem habilidades de raciocínio lógico enquanto aprendem sobre eletrônica, circuitos elétricos e programação de máquinas.

Aproveite essa oportunidade e inscreva o seu pequeno. Ao final do curso, ele terá aplicado todo o conhecimento adquirido ao desenvolvimento do seu próprio projeto!

Banner do curso rápido Connect & Code

< Blog >

Outros artigos

Como criar um ambiente de estudo gamer

Como a tecnologia pode ajudar as crianças com autismo?

5 motivos importantes para ensinar educação financeira ao seu filho