Blog

Por que seu filho ama Minecraft (e por que isso pode ser bom)

Postado em 16 de julho de 2018 - por codeBuddy

A versão mais atualizada – e completamente digital – do Lego tem nome e a dica é que seu filho já é apaixonada por ela. O Minecraft possibilita a criação de objetos e cenários por meio de blocos.

Ele pode ser jogado no modo sobrevivência, que exige recursos para construir mundos e se manter vivo, ou no modo criativo, com recursos ilimitados.

Por explorar muito bem essas e outras possibilidades – afinal, é um jogo que continua em construção, com atualizações que continuam até hoje, ele foi adotado não só como meio de diversão, mas também aprendizagem.

Não é difícil fazer uma paralelo. Se a gente ficava horas juntando nossas poucas peças de Lego para construir um mundo nosso, imagina levar isso para a tela de um computador, com possibilidades infinitas?

A boa notícia é que, além de entreter, o Minecraft na verdade pode ajudar no desenvolvimento do raciocínio lógico do seu filho! Vamos explorar mais esse assunto?

1. Possibilidades infinitas para soltar a imaginação

Por ser virtual e ainda tão popular quanto antes mesmo do seu lançamento (o jogo começou a ser vendido antes mesmo de ser lançado, lá em 2009!), Minecraft é o tipo de jogo quase infinito.

Esqueça uma aventura por um mundo pronto. Aqui, você constrói o que quiser e tem na mão o poder de incluir animais, árvores, pedras, montanhas, água onde quiser, da forma como quiser – e criar até mesmo a interação que desejar com seu próprio personagem.

É o lugar perfeito para deixar a imaginação voar solta, podendo caminhar para a construção de um mundo ultracomplexo ou o mais simples possível. Você quer? Você pode! E é justamente essa capacidade imaginativa que estimula seu filho a ir mais longe.

2. Criação de estratégias no modo sobrevivência

Assim como a construção é ilimitada, a interação também é. Você pode criar toda uma cidade e depois inserir habitantes, definindo uma função para cada um. Mas, se quiser ir um pouco mais longe, também pode: existem mundos previamente construídos que nos dão desafios.

Caçar, conseguir alimento, proteger-se de monstros, lutar contra chefões. Minecraft permite de tudo, sendo o mais completo jogo de estratégia, quebra-cabeça ou aventura.

Inclusive, foram criados os “Endermans”, mestres no ataque e teletransporte, que assombram as noites do jogo e deixam os pequenos em alerta.

3. Desenvolvimento lógico pequenos e jovens

Por mais que seja um jogo efetivamente para crianças, a verdade é que o Minecraft pode ser desafiador para todos. E, tendo em vista que o jogo já tem mais de uma década de lançado, a sua geração inclusive já foi tema de artigos ao redor do mundo.

O New York Times recentemente fez uma matéria destacando como os desafios e a liberdade de criar gerou um benefício incrível ao raciocínio lógico de crianças e adolescentes.

E é por isso que usamos o jogo inclusive aqui na codeBuddy, para ensinar programação para crianças e adolescentes. Conheça nosso curso rápido específico para fãs do jogo!

maneiras de ensinar com minecraft

Compartilhe esse texto

Tags: , ,

< Blog >

Outros artigos

Cultura e tecnologia: entenda essa relação e sua importância para o futuro

3 brinquedos DIY recicláveis para fazer com o que você tem em casa

10 brinquedos do Walt Disney World para jovens e crianças ultra digitais

3 séries do Disney Plus para crianças e jovens que amam tecnologia

5 jogos da Disney para crianças e jovens protagonistas