Institucional

Porque aprender programação ajuda a entender o empreendedorismo

Cadastre-se

E receba conteúdos exclusivos!


O empreendedorismo é uma área em constante evolução. Nas últimas décadas esse universo obteve uma ajuda dos avanços tecnológicos que o impulsionaram.

Neste artigo, você entende como a tecnologia e o empreendedorismo se encontram no ensino de programação de computadores.

Para quem cresceu em um mundo sem internet e sem celulares, assistindo a rápida ascensão dessas formas de comunicação, parar para refletir em como nosso mundo mudou pode ser até mesmo vertiginoso, não é?

De pensar que antes tínhamos que enviar cartas, ligar em telefones fixos e que a forma mais fácil de se informar era pela TV…

Agora imagine os passos que as crianças de hoje – que crescem com gadgets e redes sociais – podem dar no futuro, sem tiverem o preparo e a expertise para inovar e atuar na resolução de problemas?

E aí que entra nosso papel de informar e atualizar os temas e abordagens na educação. A codeBuddy tem uma missão muito especial. Queremos fazer parte do movimento de preparar as crianças e adolescentes de hoje para um futuro promissor em um mundo cada vez mais tecnológico.

Veja abaixo alguns dos principais motivos pelos quais a programação de computadores ajuda a entender o empreendedorismo.

  • Save

A paisagem do empreendedorismo contemporâneo é tecnológica

O mundo empresarial não é mais o mesmo. É só dar uma olhada nas maiores empresas mundiais para notar que no topo das listas dos empreendimentos bilionários estão as gigantes tecnológicas.

Afinal, imagine que a nossa realidade está sendo compartilhada e formada em sites, aplicativos e redes sociais nas quais nos apresentamos, interagimos e expressamos nossa opinião. Google, Facebook, NuBank, Netflix, Uber… A lista pode continuar.

Todas essas empresas têm em comum o fato de terem iniciado suas operações de maneira modesta, oferecendo serviços que buscavam uma brecha no mercado, solucionando questões prévias de maneiras mais eficazes.

Essa é a definição de Startup, um modelo empresarial essencialmente ligado na era tecnológica.

Agora, você já imaginou que por trás de todas essas novas soluções tecnológicas existem times de programadores que criam algoritmos que fazem de tudo, desde sugerir novos vídeos em nosso Feed ou nos oferecer uma oferta imperdível de óculos escuros?

Essa é a ligação mais direta entre o mundo do empreendedorismo e a programação de computadores: é a linguagem que molda o nosso mundo.

  • Save

A programação de computadores une teoria e prática

Um dos fatores mais impactantes da onda de revoluções tecnológicas é a velocidade.

Afinal, parece que o mundo até mesmo encolheu; podemos falar com outra pessoa em qualquer lugar do mundo com facilidade e custos baixos, arquivos são transferidos em segundos e basta um clique para acessar bens culturais, filmes, jogos, etc.

Toda a rapidez do mundo da informação também influencia a exigência de que o aprendizado e a aplicação de novas habilidades sejam mais rápidos e eficazes.

No ensino de programação, esse tipo de agilidade, mental e criadora, é naturalmente trabalhado. A criação de um programa simples, como um app de calculadora, é capaz de exigir capacidades lógicas e cognitivas expansivas na mente de uma criança. O resultado – muito almejado nas aulas de matemática – é um produto funcional que une teoria e prática de forma primorosa.

Lembrando que o foco nos resultados é um fator imprescindível para o empreendedorismo.

A velocidade para atingir esses resultados não significa que devemos apressar ou acelerar as crianças, mas criar formas para transformar o ensino em uma atividade divertida e engajante, com resultados muito mais claros. Da mesma forma, é assim que em uma empresa é possível otimizar a maneira como problemas são resolvidos, criando uma operação mais produtiva e menos custosa.

  • Save

Empreendedorismo é uma atividade criativa

Podemos dizer que atuar no mundo do empreendedorismo significa transformar uma ideia em realidade.

Muitos dos grandes CEOs de empresas de hoje em dia seriam vistos no passado como inventores, criando soluções para o mundo tão impactantes quanto o surgimento da máquina à vapor ou do avião.

É claro que transformar projetos ambiciosos em realidade significa, normalmente, muito trabalho direcionado e construtivo, além de investimento e paciência.

No entanto, a possibilidade do empreendedorismo virtual começou a propiciar que pessoas com pouco capital pudessem inovar e criar soluções, como é o caso das grandes Startups que citamos anteriormente.

Isso ocorre porque as plataformas virtuais permitem criar, construir e inovar sem precisar de grandes deslocamentos ou construções materiais. A Uber, por exemplo, revolucionou o mundo das corridas urbanas sem precisar possuir nem um carro, apenas unindo motoristas e passageiros.

O mundo da programação de computadores abre portas para uma inventividade muito ampla. Nossos alunos demonstram frequentemente esse potencial, em projetos inovadores como os apresentados no desafio Change The World – Game XP.

Um(a) aluno(a) codeBuddy será incentivado a avançar em seu aprendizado a partir da construção de projetos pessoais e coletivos. Nesse processo, ele(a) precisará aprender novas habilidades, desenvolver seu raciocínio e superar problemas de maneira ativa.

Todas essas noções são essenciais para qualquer empreendedor(a). E estamos falando tanto de quem busca empreender no mundo virtual quanto no modo tradicional.

  • Save

A programação de computadores ajuda a desenvolver a resiliência

A resiliência é uma qualidade essencial de qualquer empreendedor. Erros, fracassos, altos e baixos compõem a biografia de qualquer grande pessoa de sucesso.

No entanto, essa circunstância será sempre acompanhada de um processo de aprendizado. Afinal, os erros são uma forma de entender o que é preciso mudar em uma estratégia ou abordagem.

Essa perspectiva – que dissocia o erro da sensação de fracasso – é parte do espírito da programação de computadores. Os erros ou bugs  são vistos como uma forma de comunicação no desenvolvimento de um programa.

Programadores profissionais estão totalmente acostumados e já esperam que erros irão surgir no processo. Conhecer esses erros previamente significa evitar que um bug seja conhecido apenas quando os usuários começarem a falar mal do produto por aí.

A mesma perspectiva é uma dica de ouro para qualquer empreendedor. Cada passo da operação é um caminho rumo ao sucesso, inclusive os problemas ou dificuldades do percurso.

Entendeu um pouco mais da relação entre empreendedorismo e programação de computadores? Conheça os cursos da codeBuddy e ajude-nos a criar um mundo em que a tecnologia sirva sempre ao bem!