Institucional

Projetos de alunos da codeBuddy que vão te deixar de boca aberta

Cadastre-se

E receba conteúdos exclusivos!


Os alunos da codeBuddy são um arraso! Recentemente publicamos aqui blog os projetos de 3 crianças para mudar o mundo. Estávamos apresentando os 3 vencedores de cada categoria de nosso concurso Change The World – Game XP.

O concurso foi dividido por idade (de 7 a 9 anos, 10 a 13 anos e 14 a 17 anos) e obtivemos resultados incríveis e capazes de te deixar de boca aberta.

Uma das maiores motivações na criação desse desafio foi criar um ambiente de incentivo para as capacidades das crianças de inovar e inventar o futuro. Já ouviu o ditado de que as crianças são a esperança para o futuro? Na codeBuddy nós acreditamos nisso e apostamos que a tecnologia pode ter um papel decisivo nesse processo!

Pensando nisso, resolvemos que falar apenas dos 3 projetos vencedores não fazia juz a criatividade e desempenho de nossos alunos no desafio Change The World. Por isso, separamos neste artigo projetos de nosso alunos que vão te deixar de boca aberta!

Vamos lá?

1 – Um jogo que incentiva o cuidado com o lixo no meio ambiente

Sabemos que o problema do lixo nos oceanos é um dos maiores assuntos ecológicos dos últimos anos. A conscientização quanto ao uso de plástico, por exemplo, que está contaminando e ajudando a matar espécies marinhas, é essencial para que um futuro mais  sustentável possa surgir em nosso mundo.

Essa foi a preocupação de Kauã Mota, um de nossos alunos da cidade de João Monlevade, em Minas Gerais. Kauã concorreu no desafio Change The World na categoria entre 7 a 9 anos e apresentou um jogo bonito e divertido, no estilo dos games mais famosos para celulares.

Segundo as palavras de Kauã: “as pessoas irão aprender a viver melhor com a natureza com esse jogo, sem causar danos a ela”.

2 – Ajudando a apagar os incêndios florestais

A questão recente dos grandes incêndios na floresta amazônica comoveu o mundo e tornou-se uma grande pauta nas discussões sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

As crianças são especialmente atentas a esses acontecimentos e dar espaço para que se expressem é um ótimo início para que as soluções que esperamos possam ter resultados no futuro.

Danilo Medeiros, nosso aluno da unidade codeBuddy de Itajaí em Santa Catarina, participou do desafio na categoria entre 7 e 9 anos de idade, com um jogo focado especialmente no tema dos incêndios florestais.

O jogador precisa direcionar a água que um helicóptero de resgate joga sobre a floresta. A ideia é que isso tem que ser feito rapidamente, a depender dos níveis de dificuldade que o Danilo planejou pra gente.

Além de incentivar a preservação da floresta, devemos dizer que o jogo do Danilo ficou bem divertido!

3 – O jogo para combater o Bullying

A prática do bullying nas escolas é uma questão pedagógica complicada. O que fazer quando crianças se juntam para atazanar a vida de um colega? Na codeBuddy costumamos abordar esse tipo de problema, inclusive em sua versão online, algo que buscamos informar aos pais neste artigo.

A preocupação com o bem estar das crianças que sofrem bullying foi a problemática escolhida para o projeto de Daniel Lodi, nosso aluno em Lagoa Santa – MG. Daniel participou do desafio Change The World, na categoria entre 10 e 13 anos, com uma caracterização impactante do tipo de falas e ações que rodeiam a prática do bullying.

A apresentação que o aluno faz do projeto é inspiradora e também a solução para o problema indica a maneira como as crianças lidam com a questão. É isso aí Daniel!

  • Save

4 – Um abajur que desliga sozinho

Quem nunca dormiu e esqueceu o abajur ligado que atire a primeira pedra. Especialmente nos tempos modernos em que a gente às vezes fica enrolando bastante antes de dormir, não é difícil de acontecer.

Pensando nisso, o Theo, um aluno da codeBuddy em Ouro Preto – MG, criou um sistema de abajur que desliga automaticamente e ainda é capaz de mudar em alternar em 3 cores, vermelho, verde e azul.

Segundo o menino de apenas 9 anos, a sua invenção pode ajudar a economizar energia elétrica.

Esse desafio nos deixa orgulhosos por demonstrar que a tecnologia e a inovação podem transformar o mundo por meio da educação. Se você gostou do que viu, leia mais sobre a relação entre tecnologia e educação ou conheça nossos cursos!


  • Save