Habilidades e competências

Resolução de problemas: por que apostar na criatividade como ponto de partida

Cadastre-se

E receba conteúdos exclusivos!


O mundo do empreendedorismo é muito pautado na ideia de inovação, não é mesmo? Vemos uma grande proliferação de startups que atuam nos mais diversos nichos, criando novas oportunidades e alterando a paisagem dos negócios. 

O processo para criar e colocar em prática esses empreendimentos é originado a partir da capacidade de resolução de problemas. Isso é algo que sempre falamos aqui na codeBuddy, valorizando o desenvolvimento de importantes habilidades por meio do ensino tecnológico. 

Mas como é possível desenvolver a capacidade de resolver problemas? Será que podemos treinar para isso?

Nós acreditamos que grande parte dessa capacidade vem do desenvolvimento da criatividade. E, nesse sentido, que é possível trabalhar e incentivar o desenvolvimento da habilidade de criar novas soluções inovadoras. 

Quer entender mais sobre o assunto? Vem com a gente!

Resolução de problemas: por que apostar na criatividade como ponto de partida
  • Save

O que é inovação?

A inovação é o processo de pensar fora da caixa, de olhar para um problema por ângulos novos e inusitados, criando novas relações e gerando possibilidades de desenvolvimento. Quando disruptiva, ela quebra todos os padrões e cria outro mais simples e barato.

Esse princípio está por trás das maiores mudanças do mundo contemporâneo. Há um tempo atrás ninguém imaginava que uma empresa que oferecia séries e filmes pagos na internet tomaria o lugar da TV e das locadoras. O mundo do entretenimento sofria com a pirataria e pouco parecia surtir efeito. Mas eis que surge a Netflix e renova toda a paisagem do mundo audiovisual, enquanto gigantes – como a rede de locadoras Blockbuster – foram fadadas ao obsoletismo. 

Esse é apenas um exemplo do  que pode ser dito em relação à várias empresas, como o Uber com as viagens e táxis, bancos digitais como o NuBank ou Inter, e até mesmo no ramo de viagens espaciais da empresa SpaceX do visionário Elon Musk. Todas essas empresas criaram formas novas de solucionar um problema já existente por meio de saídas criativas.

criatividade e resolução de problemas
  • Save

Porque a criatividade? O que ela tem a ver com liderança?

Existe uma qualidade muito importante que é compartilhada pelos grandes líderes do mundo contemporâneo. São pessoas singulares, capazes de compartilhar seus sonhos com muitas pessoas. São pessoas que pensam diferente e são capazes de encontrar soluções econômicas para agir na resolução de problemas complexos, tudo com elegância e precisão.

Além disso, são capazes de mudar a vida das pessoas.

A criatividade pode ser definida como a expansão da mente para novas ideias, possibilitando que novas soluções sejam encontradas. É por meio desse procedimento que algo tão subjetivo e intocável – como os sonhos de alguém que busca liderar uma revolução tecnológica – pode se transformar em coisas materiais, como empresas, foguetes, carros elétricos autodirigidos, etc.

No mundo da tecnologia isso acontece a todo tempo. É preciso sempre criar o novo, inventando formas de comunicação, de diversão e de interação. Existem também muitos problemas para serem resolvidos, desde soluções para defeitos em códigos de programação, até a inovação em engenharia de parte físicas. Objetivos como diminuir o dispêndio de energia ou melhorar a eficácia de sensores para inteligência artificial são exemplos de problemas que exigem soluções.

Lições e outros entendimentos sobre criatividade

No que condiz à criatividade, podemos dizer que as crianças e adolescentes possuem um reservatório de totalmente fértil. Recentemente chegamos a abordar por aqui como alguns apps criados por adolescentes demonstram qualidades para mudar o mundo. Isso é um indício de como apostar na criatividade é um excelente ponto de partida para trabalharmos a resolução de problemas.

Diferente de fatores como a produtividade ou eficácia técnica, a criatividade é subjetiva e não pode ser medida. Não é possível dizer se uma pessoa é mais ou menos criativa que a outra até que os resultados de suas ações sejam transformados em realidade. Porém, acreditamos que é possível valorizar essa qualidade justamente pelo incentivo à resolução de problemas.

Abaixo, listamos algumas atividades que podem ajudar a desenvolver a criatividade, dando um canal para que ela seja aproveitada.

resolvendo problemas
  • Save

Como trabalhar a criatividade e a resolução de problemas?

Jogos criativos: jogos bem selecionados podem fazer a diferença no desenvolvimento cognitivo  e ajudar muito a colocar a criatividade em prática. O Minecraft é o exemplo mais famoso, por ser um jogo muito divertido e voltado para a resolução de problemas.

Os jogadores são levados a construir universos inteiros ou jogar no modo sobrevivência. Esse é um dos motivos pelo qual esse jogo é usado em salas de aula e também aqui na codeBuddy. Jogos de tabuleiro também são clássicos aliados da criatividade e são uma ótima pedida para momentos de interação em família.

Artes em geral: um dos maiores incentivos à criatividade, para qualquer idade, é encarar uma folha em branco. Desenho, pintura são exemplos, mas também o uso de materiais moldáveis podem gerar um grande desenvolvimento cognitivo para a criatividade. O ensino de música também é uma ótima forma de desenvolver a criatividade.

Ensino de programação: essa atividade é uma ótima pedida para unir a criatividade à resolução de problemas. Na codeBuddy, incentivamos que nossos alunos aprendam a criar seus próprios jogos e entendam a linguagem por trás da tecnologia que nos rodeia no dia-a-dia.

A programação é, em si, uma atividade que trabalha com a solução de problemas de maneira criativa. Isso porque os erros e bugs são vistos como uma comunicação com o programa, mais do que um sinal de falha. Aprender com os erros para criar soluções é uma das habilidades mais valorizadas por empresas nos dias de hoje.

Praticar qualquer atividade querida: ninguém menos do que Einstein deu a deixa para entendermos a criatividade. Segundo o renomado cientista, o maior portão para desenvolver a criatividade é justamente fazer algo que dê prazer em retorno. Nesse sentido, é importante que os pais incentivem seus filhos a aprofundarem e desenvolverem seus gostos mais queridos, sejam esportes, tecnologia ou até a leitura de bons livros.

E você? Como vê a relação entre criatividade e resolução de problemas? Comente abaixo e faça parte do mundo codeBuddy!


  • Save