Programação para crianças

Tecnologia para o bem

Cadastre-se

E receba conteúdos exclusivos!


  • Save

Estímulos. São eles os responsáveis pelo desenvolvimento das habilidades humanas, especialmente na infância. O cérebro precisa ser desafiado frequentemente para criar ações e soluções para as novas questões que cercam a humanidade.

E estes estímulos precisam se adaptar à realidade das crianças, dos indivíduos que se preparam para tornar a sociedade em um lugar melhor para se viver, das relações pessoais às interações com o meio ambiente que nos cerca e nutre.

Tecnologia aliada

  • Save

A tecnologia ainda desperta desconfiança em muitos pais que acreditam que ela atrapalha o desenvolvimento escolar e humanitário das crianças. Parte por se sentirem dependentes dela, parte por desconhecerem todo seu potencial educativo.

A primeira etapa da desmistificação é entender que as tecnologias que temos acesso hoje são os estímulos básicos para o desenvolvimento das habilidades mínimas das crianças que viverão no mundo aonde ela será cada vez mais parte integrante e essencial.

Se este é o seu caso, faça as pazes com os games, ipads e smartphones e use todos eles como aliados no aprendizado do seu filho.

Como usar a tecnologia para o bem

  • Save

O bem que as tecnologias proporcionam é fácil de ser percebido na área da saúde e da segurança quando imaginamos equipamentos médicos de última geração que produzem diagnósticos avançados ou carros cada vez mais seguros.

Mas a tecnologia para o bem também domina o dia-à-dia das pessoas, de forma bem íntima, como um relógio que avisa aos filhos que seu pai idoso sofreu uma variação de pressão ou uma queda.

Deixamos de atribuir o termo “tecnologia” para essas facilidades porque elas simplesmente entram na nossa rotina, mas o fato é que essas tecnologias para o bem fazem uma diferença significativa em nossas vidas e precisamos saber valorizar e incentivar novas criações. É sempre através de um problema, seja grande ou pequeno, que as soluções podem surgir.

As crianças e a tecnologia

  • Save

De volta à infância das nossas crianças, o que mais desejamos para elas além de carreiras profissionais promissoras e finais “felizes para sempre”? Desejamos que elas sejam homens e mulheres de bem, conscientes da vida em sociedade e de seu papel para que ela continuamente melhore.

Mas as vezes, explicar a gentileza e a bondade em conceitos é tão complicado quanto enfadonho. A maioria das crianças logo compreende que decorar o que é certo e o que é errado é o caminho mais fácil para agradar os pais e terem suas recompensas imediatas, como um doce ou horas à mais no videogame.

Não existe nada melhor do que um estímulo apropriado para fazer com que elas sejam aguçadas a pensar diferente. E é aí que os games, o computador e smartphones podem fazer a diferença. Eles são objetos de desejos das crianças e também excelentes ferramentas para provocar o questionamento delas para outras questões.

Mas como será que ele funciona? Para que ele pode ser usado? Será que tem uma forma de fazer diferente?

E assim, uma mente pura e ultra capacitada de repente recebe uma ferramenta de criação, e dela tira seu divertimento, seu aprendizado e sua parcela de contribuição para que a sociedade se torne melhor. É assim que a tecnologia para o bem, que constrói prédios ecologicamente corretos e airbags mais eficazes chega à sua cidade, ao seu bairro e a sua casa. Dê uma chance ao futuro.

Por quanto tempo seu filho utiliza o computador? Qual seria a reação dele se você propusesse que ele deixasse de jogar e aprendesse a fazer o jogo que quisesse?