Jogos

XBOX: 5 ótimos jogos para o cérebro

Cadastre-se

E receba conteúdos exclusivos!


Nós da codeBuddy somos empolgados com o mundo dos jogos, especialmente dos ótimos jogos para o cérebro. Nosso entusiasmo não é apenas porque adoramos games e os achamos divertidos, mas também porque enxergamos o seu potencial no desenvolvimento de habilidades cognitivas em crianças e adolescentes. 

Não é a toa que incentivamos nossos alunos a criarem seus próprios jogos em nossos cursos. O mundo dos games não para de crescer, gerando desenvolvimento tecnológico e econômico, e queremos que eles façam parte dessa realidade tanto quanto a gente.

Já sabemos que as crianças costumam estar por dentro dos jogos mais recentes (e talvez dos mais famosos). Mas será que fazem as melhores escolhas?

Para ajudar os pais a encontrarem boas opções de jogos que ajudam o desenvolvimento do cérebro, separamos alguns jogos para o cérebro de X-BOX – um de nossos consoles favoritos. Eles são ótimos porque são educativos!

E ainda são opções bem diferentes e seguras, mas que prometem uma boa dose de trabalho mental sem deixar de lado a diversão. 

Vamos lá?

  • Save

Adventure Time – As Investigações de Finn e Jake

Uma escolha interessante dos desenvolvedores foi unir uma adaptação da TV em um estilo de jogo não tão comum. A famosa série animada “Hora da Aventura” faz muito sucesso entre crianças, adolescentes e adultos por seu humor surreal e inteligente.

No jogo, os personagens, diálogos e situações são muito fiéis à mídia original, provocando uma sensação de familiaridade para quem já é afeiçoado a Finn e Jake, que são uma dupla de neto e avô aventureiros.

Apesar dos jogadores estarem vivendo, é claro, uma aventura, o jogo é formulado no formato “point and click”, o que significa que o trabalho maior será feito no cérebro e não na agilidade das mãos.

Os jogadores acompanham os personagens na solução de mistérios no reino de Ooo, tornado este um jogo de puzzle, reconhecido pelos efeitos positivos no cérebro.

Além disso, Adventure Time possui algumas dinâmicas de luta e diálogos bem formulados, criando interesse especial em crianças e adolescentes que gostam e acompanham o desenho animado.

  • Save

Brain Challenge

Nada como um jogo desafiador, que une todos os requisitos clássicos de um jogo cerebral. Brain Challenge é uma dessas raras peças que ao mesmo tempo exigem pensamento e raciocínio sem prejudicar nem um pouco a diversão. 

O jogo trabalha com atividades mentais que podem participar do dia-a-dia, como um verdadeiro treinamento para a inteligência. É como se fosse uma vitamina de inteligência para ajudar na sua boa forma mental. 

São 20 jogos diferentes, divididos em categorias como jogo da memória, desafios visuais, lógica, matemática e foco. Em todos eles você acompanha seu progresso e ainda pode desafiar amigos. 

Muitos desses desafios não exigem a compreensão de frases ou palavras, mas ainda assim, recomendamos esse game para crianças e adolescentes que estejam aprendendo ou trabalhando o inglês, considerando que não existe uma versão em português.

E se seu filho ainda é bem pequeno, não se preocupa: já é comprovado que o bilinguismo não atrapalha o processo de alfabetização.

Minecraft

Não poderia faltar. O minecraft é um jogo que lidera as listas de melhores opções que unem diversão e desenvolvimento do raciocínio lógico. Além disso, as crianças amam o minecraft

Muitas vezes esse jogo é apresentado como uma espécie de “lego” digital, mas essa expressão ainda não faz juz a complexidade do que pode ser feito nesse jogo. De fato, tudo no jogo pode ser construído com “blocos” que funcionam um pouco como legos. Porém, no Minecraft mundos inteiros são criados do 0, possibilitando possibilidades infinitas de criação. 

É um ótimo jogo para desenvolver a criatividade, raciocínio lógico e ainda melhorar a interação social, considerando a imensa comunidade mundial voltado ao game. 

EXTRA: Se você já conhece o Minecraft e deseja uma alternativa, confira o Terraria, um game do mesmo estilo mas que traz um visual retrô e uma dinâmica de RPG.

  • Save

Insects

Esse jogo foi, inicialmente, uma maneira da Microsoft demonstrar a qualidade visual de gráficos HD e 4k em seus sistemas. Mas o jogo evoluiu e se tornou uma ótima ferramenta sensorial e educacional muito indicada para crianças. 

A ciência pode ser um mundo difícil no primeiro contato, com nomes complexos e explicações ainda difíceis. No entanto, com a ajuda de uma ferramenta interativa e com grandes qualidades visuais, a experiência e a dinâmica pode contribuir muito para o aprendizado. 

A própria Microsoft distribui o game como educativo, na medida que é mais uma experiência de som e imagem do que um verdadeiro game com dinâmicas. Insects pode ser baixado gratuitamente. 

Just Dance

Ok, Just Dance não é conhecido como o jogo mais cerebral que existe. Na verdade, a própria ideia de dançar não é vista como uma atividade capaz de melhorar a inteligência, não é mesmo?

Errado!

Um jogo como Just Dance pode aumentar muito as qualidades de coordenação motora e até mesmo o raciocínio lógico da criança. Tudo isso ocorre na ideia de imitar os gestos vistos na tela. É preciso de respostas rápidas e intuitivas e controle sobre os movimentos. 

Pesquisas demonstram  que a dança é uma forma diferente de outros exercícios físicos justamente por exigir determinados níveis de concentração e adaptabilidade. 

Além disso, vamos falar sério: é uma forma totalmente divertida de passar um fim de semana com muita diversão e que supera aquela imagem de que os games fazem que as pessoas fiquem sedentárias. 

Você sentiu falta de alguns jogos para o cérebro na lista? Gostaria de adicionar sugestões? Deixe um comentário! E, ah… não vale dizer Sudoku, hein!


  • Save